segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Piratas da informática - (Pirates of Silicon Valley) - 1999


Para mim que trabalho no meio da informática não tem como não ser empolgante ver retratada a história de dois dos maiores nomes da história dessa que é hoje, uma das prinpais fontes de conhecimento e que fornece ferramentas para tudo que fazemos hoje em dia, seja em qual profissão for, a criação dos computadores portáteis como conhecemos hoje em dia.

E quando esses nomes são nada mais nada menos do que BILL GATES e STEVE JOBS, acho que até mesmo quem não é do meio já ouviu falar deles. Um fundador da Microsoft que é esmagadoramente a empresa que mais tem softwares instalados nos computadores do mundo e o outro, fundador da Apple, marca conhecida pelos dispositivos mais fantásticos e elegantes do meio eletrônico.

Me impressionou no filme, o retrato de um Steve Jobs agressivo, muito provavelmente por uma carência de uma vida afetiva mais desenvolvida, que comandou com braço de ferro o início de sua empresa, que criou a informática que todos utilizamos em nossos computadores pessoais, com uma visão de futuro absurdamente avançada para sua época. Quanto a Bill Gates, eu já havia escutado por alto, lendas sobre a sua capacidade de não criar nada e sim, se aproveitar de algo já criado, para conseguir modificar e surgir com o Windows, sistema operacional divulgado mundialmente. Interessante citar que ele já tinha a idéia de se tornar necessário a todos, para que todos dependessem dele, que é o que acontece até hoje em todo mundo.

Outro ponto importante, é que Steve também, teve muito sucesso, aproveitando idéias que outras pessoas achavam idiotas, como a criação do mouse, que foi recusada pelos altos empresários da Xerox.

O filme recebeu indicações para as categorias melhor filme, elenco, roteiro, edição e edição de som do prêmio Emmy.

Enfim, o filme cumpre o papel de informar e mostrar como tudo foi criado e adaptado até chegar no que utilizamos nos dias de hoje, daí o nome de piratas, símbolo, segundo o filme, que foi utilizado na Apple durante um bom tempo.

Minha Nota: 6.4
IMDB: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário