segunda-feira, 12 de março de 2012

O Artista - (The Artist) - 2011


Hoje eu vi o tão aclamado e premiado ARTISTA, O (2011) do diretor francês MICHEL HAZANAVICIUS que nunca havia feito nenhum trabalho de renome mas que com essa obra arrebatou prêmio de Melhor diretor, melhor filme, roteiro original e melhor ator, além de diversas outras indicações e prêmios. Por isso a minha curiosidade em ver o filme e confeço que fiquei bastante decepcionado.

Apesar de já não me incomodar com a fotografia em preto e branco, me assustei um pouco com o formato da tela utilizado. Mas mesmo depois de relevar isso e preparar o meu espírito para apreciar apenas a arte por trás do cinema, não consegui ser encantado pela obra.

Interessante o fato de mostrarem a orquestra tocando durante a exibição do filme mudo, o que era costume em grandes exibições e devia dar um aspecto de show fantástico a cada exibição desse porte. Contudo, a utilização de música como pano de fundo de toda a duração do filme, chega a ser cançativo, me deixando com sono durante vários momentos do filme. 

A história, chega a encantar, no momento do pesadelo do personagem de JEAN DUJARDIN, mas no lugar de usar essa arma fortíssima que se desenha nesse momento para a obra, o diretor opta por manter a coisa mais tradicional. Outro ponto positivo é a utilização do cachorro durante o filme, para fazer com que o espectador fique fascinado com o animal que acompanha o herói durante todo o filme.

Outros pontos positivos, é que o filme consegue mostrar que o cinema nunca precisou da fala para se fazer entender, o que é muito louvável, contudo, esse efeito de surpresa e contentamento causado na utilização desse recurso, fica cansativo com o passar do tempo.

Acredito que todo esse cansaço ao qual somos levados durante a sua exibição, tenha atrapalhado a cartase guardada para o final da obra, que não causa o efeito desejado.

Apenas a título de informação, depois de ver esse filme, repassei a lista de filmes que concorreram ao Óscar em 2012 e está faltando pouca coisa para que eu tenha visto tudo que me era interessante. Dos candidatos a melhor filme falta apenas 1 e na categorias de melhor atriz 3.

Minha Nota: 6.8
IMDB: 8.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário