sexta-feira, 9 de março de 2012

Borboletas negras - (Black Butterflies) - 2011




Vi esse filme depois de me interessar pelo post lido no blog do Ailton Monteiro, que fez comentários que despertaram minha curiosidade sobre a obra.


Se trata de um drama com cara de biografia, sobre uma das poetisas mais famosas na África, Ingrid Jonker, que teve um trecho de seu poema mais famoso, citado por Nelson Mandela no seu discurso de posse do Parlamento africano.


Na obra, vemos que seus pais e avós morreram quando ainda ela e sua irmã aidna eram muito crianças, mas já são adotadas por quem se revelaria mais tarde, um ministro da censura do regime do Apartheid, que ia contra sua vida totalmente desregrada, repleta de sexo e alcool, além de poemas que se revelavam contra o sistema que ele apoiava.


Interessante a observeção pertinente do Ailton, pois realmente em filmes sobre grandes escritores, vemos algum distúrbio social que sempre aflinge essas pessoas, fazendo com que seu comportamente sempre seja motivo de críticas ou vistos como totalmente incorretos.


O filme conta com a belíssima atriz holandesa CARICE VAN HOUTEN no papel de Ingrid e que foi premiada no festival de Tribeca, tem uma narrativa interessante, apesar da fraquesa existencial da personagem, incomodar um pouco.


Minha Nota: 6.2
IMDB: 5.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário