segunda-feira, 12 de março de 2012

O Grande Truque - (The Prestige) - 2006



Sensacional esse GRANDE TRUQUE, O (2006) que baixei, por já ter cançado de ouvir sempre, "Você não viu esse filme?". Sempre falo que sou fã de CHRISTOPHER NOLAN, mesmo sem ter visto toda a sua obra e mesmo me lembrando vagamente de não ter gostando tanto de INSÔNIA (2002), mas acho que qualquer pessoa que já teve o prazer de cruzar com AMNÉSIA (2000), pode repensar seus conceitos quanto a cinema, se não inclui esse cara em sua lista de diretores favoritos.


É inegável que seus trabalhos tem nos premiado com obras memoráveis nesses escassos anos 2000. E realmente, O grande truque, me faltava para coroar esse diretor que ainda implacol o fantástico ORIGEM, A (2010) sem falar no seu BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008), que deixou qualquer pessoa, fã ou não de quadrinhos, de cabelo em pé com a estética desenvolvida para o personagem e seu rival Coringa.


Voltando a The Prestige que é o nome dado ao ato final de todo truque de mágica, são vários os méritos do filme. Desde seu elenco com o carismático e veterano MICHAEL CAINE, até novos atores, também queridinhos do grande público por seus papeis sempre sucesso, CHRISTIAN BALE, HUGH JACKMAN e SCARLETT JOHANSSON deslumbrante como sempre.


Na trama, tanto o personagem de Hugh Jackman quanto o de Christian Bale, são espécie de aprendizes de mágicos e estão envolvidos até o pescoço nesse mundo, até que a esposa de Jackman é morta durante um número, o que faz com que os dois se tornem inimigos declarados.


Sempre com um roteiro envolvente e que ao mesmo tempo, parece com areia movediça, pois nos traga cada vez mais para dentro da trama, sem revelar, ou pior, aumentando mais e mais o mistério ao redor de tudo, somos forçados contra a cadeira, na esperança de que a cada virada na história, consigamos não ficar perdidos e alcançarmos o nirvana da revelação, que no caso de Nolan, sempre nos premia com possibilidades.


O filme recebeu várias indicações a prêmios técnicos do Óscar como fotografia e direção de arte.


Minha Nota: 7.6
IMDB: 8.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário