quarta-feira, 28 de março de 2012

Intocáveis - (Intouchables) - 2011


Fascinante a história e a forma que ela foi contada nesse INTOCÁVEIS (2011). Um aristocrata francês e tetraplégico e um africano expulso de casa e que vivia até então em um conjunto habitacional de baixa renda na França, tem seus destinos cruzados de forma inesperada mas que fazem desse encontra, um divisor de águas em suas vidas.

Acredito que o mais fantástico e tocante do filme para mim, é o fato de mostrar que algumas pessoas deficientes, acredito que a maioria, não querem ser vistos como deficientes, mas sim tratados como um ser humano, que tem sim suas limitações, mas que não perdeu o seu senso de humor e nem tem que viver como um quase morto para o resto de suas vidas.

E com essa idéia, o diretor nos brinda com cenas e mais cenas, que tiram o deficiente do lugar comum e ousam, fazendo coisas inimagináveis e muitas vezes transgressoras, que além de divertidas, tem sempre por trás, todo esse clima de lição de vida. 

E em uma escala menor, podemos ver que o deficiente em foco, não é o único que recebe ajuda, mas transforma também a vida de seu amigo. O fato de ser baseado em uma história verídica, torna o filme mais tocante ainda para o seu espectador.

Acredito que a única falha, na minha opinião, é que o diretor não aproveita determinados momentos do filme, para que seu espectador atinga uma catarse, mas talvez essa seja a intenção, pois mesmo sem um momento de catarse específico, o filme emociona a todos.

Minha Nota: 7.2
IMDB: 8.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário