sexta-feira, 16 de março de 2012

Onde Fica a Casa do Meu Amigo? - (Khane-ye doust kodjast?) - 1987


Esse ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO? (1987) é um filme do diretor iraniano ABBAS KIAROSTAMI que venceu o prêmio de melhor filme no festival de Cannes com GOSTO DE CEREJA (1997) e por isso, foi a minha escolha para conhecer melhor o cinema iraniano do qual até então, só havia visto o excelente SEPARAÇÃO, A (2011).

Nesse filme, um menino de 8 anos fica por engano, com o caderno de um colega de classe que estava recebendo ameaças de expulsão caso não entregasse novamente a lição. Assim, o jovenzinho se sente responsável pela possível punição e mesmo sem fazer idéia de onde seu amigo mora e sem a permissão de seus pais, sai a procura para realizar a entrega do caderno.

Com essa temática inicial a princípio simples e singela, mas apresentada de uma forma tocante pois confeço que me emocionei com os primeiros minutos do filme, com a cena do professor reprimindo o menino que havia esquecido o caderno na casa de um primo e entregou a lição em um papel a parte, o garoto segue para a vila onde acreditava que morava seu amigo na tentativa de encontrá-lo e cumprir seu objetivo.

Na sequência temos uma exibição dos valores desse povo, que considera importante a disciplina para se ter sucesso na vida e um herói que se mostra persistente contra tudo e contra todos.

Minha Nota: 6.2
IMDB: 7.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário