segunda-feira, 9 de abril de 2012

1984 - (Nineteen Eighty-Four) - 1984


Acho que se eu não tivesse por hábito, depois de iniciar um filme, terminá-lo obrigatoriamente, eu teria deixado de lado esse 1984 (1984) com pouco tempo de exibição.

O filme, do diretor Indiano MICHAEL RADFORD que tem um trabalho que gosto muito que é CARTEIRO E O POETA, O (1994) dessa vez nos apresenta uma história futurista, sobre uma sociedade totalitária e os indivíduos que a compõe. 

Ta certo que é uma crítica, já em 1984 sobre a sociedade como um todo. As classes dominantes fazem o que querem e o proletariado não tem poder de decisão quem dirá trazem alguma preocupação aos governantes.

Mas não sei se a plástica utilizada para exibir a história, se bem que a falta de efeitos especiais para ilustrar um futuro foi exigência da proprietora dos direitos do livro, ou por suseu andamento lento ou mesmo, por um fator que posso compreender. O diretor nos nega informações além das que o povo tem acesso, talvez para repassar ao espectador, o clima de liberdade vigiada que é a grande tônica do filme.
 
O filme foi o último filme do ator RICHARD BURTON e teve algumas indicações em festivais menores para ator e para melhor filme.

Minha Nota: 4.4
IMDB: 7.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário