quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ritual, O - (The Rite) - 2011



Gostei muito desse RITUAL, O (2011) do diretor sueco MIKAEL HAFSTROM do também muito bem falado 1408 (2007) apesar dos filmes terem a temática do horror que é um gênero que já disse aqui que não aprecio tanto, o filme é bem maior do que o gênero, muito bem cuidado no que diz respeito ao assunto da religião e do ocultismo.


A história gira em torno de um jovem, que para conseguir sair da vida que não quer parar si, de agente funerário, como seu pai sempre foi, entra para um seminário, que ele encontra como única solução para seu intuito, contudo, ao se formar, o padre que é seu diretor, antes de lhe deixar abandonar a vocação, lhe transfere para Itália, para um curso de exorcismo de dois meses, para então deixar que ele siga seu caminho.


A partir daí, temos um rapaz que apesar de ter feito o curso de padre é cético mas se vê envolvido com uma série de eventos que envolvem o ocultismo e possessão demoníaca. É claro que vários momentos de susto e uma aura de suspense giram por todo o transcorrer do filme, é onde se pode sentir a mão do diretor, que consegue dosar sempre com muita precisão, o suspense e até mesmo a emoção do espectador quanto ao seu trabalho, fazendo uma utilização muito inteligente da música também.


O filme é baseado em um livro escrito por Matt Baglio, jornalista que conviveu com padres exorcistas durante um período de sua vida, inclusive, com um fez o curso juntamente com padres, com o intuito de conseguir discernir uma possessão de uma doença mental.


Ainda para acrescentar ao filme, temos a participação da belíssima atriz ALICE BRAGA, que entra para acrescentar carisma a obra.


Minha Nota: 7.2
IMDB: 5.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário