terça-feira, 19 de junho de 2012

Homem que olha, O - (L'uomo che guarda) - 1994


Novamente, passando pela filmografia do diretor italiano TINTO BRASS, me deparei agora esse HOMEM QUE OLHA, O (1994) onde o mestre do erotismo aborda de maneira bem sutil e solta, o voyeurismo. A história conta sobre a busca insistente de um professor de literatura, que vive com seu pai, e que quer de todas as formas, recuperar o amor de sua esposa que o abandonou recentemente.

Novamente vemos um trabalho não tão amarrado ao seu enredo e utilizando como sempre, uma série de elementos que são comuns a filmografia do diretor, mas agora, com umas variações muito interessante, como a câmera por filmando por um vitrô e resultando em várias imagens, como num caleidoscópio.

Além disso, alguns assuntos relacionados ao erotismo são abordados, como o incesto e o complexo de édipo. Uma outra coisa que muito me agradou, são as filosofias que seus personagens pregam durante a obra, ao melhor estilo NELSON GONÇALVES com a marcante frase "Não se preocupe em saber muito sobre sua mulher. Com o engano se convive, mas com a verdade se morre!".

Minha Nota: 5.0
IMDB: 5.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário