quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Lolita - (Lolita) - 1997


Já havia visto esse LOLITA (1997), segunda versão do livro de mesmo nome de Vladimir Nabokov e filme do diretor inglês ADRIAN LYNE, responsável por trabalhos sempre polêmicos como INFIDELIDADE (2002), PROPOSTA INDECENTE (1993), ATRAÇÃO FATAL (1997) e pelo clássico 9 1/2 SEMANAS DE AMOR (1986), a muito tempo atrás e tinha ele em minha memória com um filme de alta tensão erótica.

Nessa revisão que fiz da obra, constatei que na verdade, não existem cenas de erotismo explícito, e sim uma aura, que permeia praticamente todo o filme, que é realmente de arrepiar. Claro que para isso, a beleza da jovem atriz americana DOMINIQUE SWAIN, que foi a escolhida para o papel de protagonista entre 2500 garotas e que tinha apenas 15 anos quando das filmagens e a ótima interpretação de JEREMY IRONS colaboram e muito para isso.

Na trama, um professor que procura uma casa para alugar, tem sua vida totalmente mudada depois que conhece uma adolescente pela qual se apaixona a primeira vista.

É muito interessante como o diretor consegue retratar os motivos que despertaram o fascínio do professor pela jovem, que na verdade, se trata de uma criança, mas que possui uma beleza feminina que começar a despontar e que faz com que ele perca completamente o juízo, tomando atitudes totalmente fora do que para ele até então, seriam normais.

Além disso, é mérito do diretor conseguir manter uma aura de mistério sobre a adolescente, bem como inserir elementos de suspense e crime a sua obra, sem nunca sair da espinha dorsal que é o envolvimento doentio do professor por sua enteada.

Minha Nota: 6.6
IMDB: 6.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário