sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Garrincha - Estrela Solitária - (Garrincha - Estrela Solitária) - 2003


Filme do diretor cearense MILTON ALENCAR que conta a vida do jogador de futebol brasileiro, Garrincha, considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos e a maior estrela que o Botafogo já teve, que acaba tendo um destino trágico, graças aos seus problemas no joelho e com a bebida.

Baseado na biografia do atleta, a obra foca a fase de ascendência do craque botafoguense e sua conturbada vida amorosa e de dependência do álcool.

O filme se inicia na homenagem prestada pela escola de samba Mangueira em 1980 para o craque, que estava saindo de uma internação para tentar solucionar seu problema de alcoolismo, contudo, apesar da homenagem, Garrincha está completamente dopado pelas drogas usadas em sua internação para mantê-lo de pé.

Utilizando bastante o recurso de voice-over, o diretor nos apresenta vários fatos sobre a vida do desportista que além do álcool, sempre se envolveu com muitas mulheres. A interpretação e a caracterização da atriz TAÍS ARAÚJO no papel de Elza Soares, por quem Garrincha afirma o tempo todo, ser sua verdadeira paixão, é fantástica.

Diferente de HELENO (2012), existem vários registros do atleta atuando tanto pela seleção brasileira, quanto pelo Botafogo, o que enriquece muito o filme. Não sei se me incomoda, o fato de vermos o Garrincha verdadeiro em campo e logo em seguida vermos André Gonçalves, que acho, poderia ter recebia uma caracterização mais apropriada, visto que seus cabelos encaracolados, não correspondem as imagens que temos do original. Mas é empolgante, para quem gosta de futebol, ver as cenas das jogadas e gols que estavam sempre presentes em suas atuações, contando com a narração dos pensamentos de André sempre presentes.

Premiado pelo juri popular do festival de Pernambuco com o prêmio de melhor filme e também faturou os prêmios de melhor atriz para TAÍS ARAÚJO e para ANDRÉ GONÇALVES em outros festivais brasileiros.

Minha Nota: 6.2
IMDB: 6.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário