segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Heleno - (Heleno) - 2011


Eu confesso que esperava mais desse HELENO (2011) filme do diretor carioca JOSÉ HENRIQUE FONSECA que conta a história do jogador Heleno de Freitas, primeiro ídolo do botafogo antes de Garrincha na década de 40, mesmo sem nunca ter sido campeão pelo clube, e que ficou conhecido como o primeiro craque problema da história do futebol, graças ao seu temperamento difícil.

Digo que esperava mais, pois vi muitas matérias sobre o filme que contavam histórias fantásticas que não foram usadas no filme, como o episódio em que ele tinha um compromisso que gostaria de comparecer, mas que estava marcado para um horário que se confrontava com um jogo. Fez um trato com seu técnico de ser liberado depois que fizesse dois gols e o cumpriu com muita facilidade.

A obra, tem tons trágicos, se concentrando em mostrar o estado decadente do jogador depois que sua doença, a sífilis, já estava em um estágio bem avançado, e que lhe deixou louco e o levou a ser internado em um manicômio onde veio a falecer.

O filme é baseado no livro "Nunca houve um homem como Heleno" e é impressionante o empenho do ator RODRIGO SANTORO que chegou a perder 12 quilos para interpretar o atleta no final da carreira, com uma caracterização e uma interpretação realmente muito bem cuidada que lhe rendeu o prêmio de melhor ator em um festival de cinema de Cuba.

A fotografia em preto em branco é muito bonita, ressaltando as belezas do Rio de Janeiro da época mas acho que a tradução muito ressaltada apenas do temperamento do jogador, acaba prejudicando vários pontos favoráveis como a qualidade de seu futebol e a paixão incondicional pelo clube. Talvez esses problemas, tenham acontecido, por que toda a história em torno do craque, são de uma época que não existem registros visuais do futebol brasileiro.

Minha Nota: 5.6
IMDB: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário