terça-feira, 30 de outubro de 2012

Querô - (Querô) - 2007


Continuando a minha peregrinação pelos filmes nacionais que eu tinha guardados para assistir, cheguei até esse QUERÔ (2007), filme do diretor CARLOS CORTEZ que conta a história de um adolescente órfão, filho de prostituta morta logo após o seu nascimento, foi criado na rua e teve uma vida voltada para o crime e a violência.

Confesso que fiquei surpreendido, pela qualidade do filme. Através de recursos de câmera e com um corte dinâmico, o diretor consegue nos traduzir, muito do sofrimento que permeia a vida de seu protagonista. Ele consegue nos dar a impressão de todas as dificuldades e problemas sociais pelos quais passamos, com uma instituição para correção de adolescentes contraventores, que não serve para corrigir ninguém e sim, para instaurar na maior parte dos casos, o medo e a violência nesses meninos que geralmente, são apenas um reflexo da vida violenta e sem amor que lhes foi mostrada desde que se entendem por gente.

A interpretação de MAXWELL NASCIMENTO é de encher os olhos. Apesar de já não ter o biotipo que pode ser facilmente estereotipado que normalmente encontramos em obras que tratam de garotos de rua, ele consegue passar verdade em sua interpretação.

Talvez o maior pecado do filme, seja em seu roteiro. Que se limita a acompanhar a sucessão de acontecimentos que servem apenas para reforçar o ódio que foi inserido em seu protagonista, lhe roubando de forma bem rápida, os poucos momentos de esperança, não que eu acredite que o filme tivesse que tornar tudo um mar de rosas, mas em alguns momentos, a escolha do personagem por soluções violentas, não são justificadas a meu ver.

O filme ganhou prêmios de melhor ator, diretor, roteiro e filme nos festivais de Brasília, Ceará e Cuiabá.

Minha Nota: 5.2
IMDB: 6.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário