segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Zeitgeist: Addendum - (Zeitgeist: Addendum) - 2008



Nesta segunda obra, o diretor americano PETER JOSEPH, nos aplica uma pequena noção de como funciona o sistema financeiro mundial. Como funciona a criação do dinheiro, e os mecanismos criados pelas instituições financeiras, apoiadas por seus governos, para que o lucro seja o principal objetivo da nossa sociedade, criando assim um novo tipo de escravidão mundial. O diretor nos mostra também que a corrupção é algo inerente para o esquema financeiro que impera em nosso planeta e aproximando do final de sua obra, nos oferece uma das possíveis solução para o problema identificado.

É muito interessante sermos confrontados com informações tão contundentes de difíceis de serem contrapostas. É sabido que todos os meios de comunicação, não cumprem o papel de nos informar, mas sim de nos manter longe do conhecimento, que já produziu tecnologia suficiente para que vivêssemos em um mundo auto sustentável, mas que pelo contrário, impera a escassez em diversos países e classes sociais, nos impulsionando sempre para a competitividade.

Uma citação fantástica, dentre tantas que são mostradas na obra, é de que "Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente". Estamos todos confortáveis, em nossas vidas cheias de dívidas e compromissos financeiros, nos alegrando quando conseguimos gastar menos do que ganhamos e podemos com isso, usar nossos salários para realizar algum pequeno sonho ou satisfazer algum pequeno prazer com isso, mas ao mesmo tempo, todos temos consciência de que vivemos reféns de recursos como o petróleo, que estão bem próximos de acabar e gerar uma crise mundial, que pode tomar rumos inesperados e sempre bastante pessimistas de se imaginar, mas tentamos não pensar nisso por acreditar que não presenciaremos esses tempos.

Minha Nota: 5.8
IMDB: 8.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário