segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

No Limite, a História de Ernie Davis - (The express) - 2008


Filme do diretor americano GARY FLEDER, esse NO LIMITE, A HISTÓRIA DE ERNIE DAVIS (2008) conta sobre a curta carreira de um jovem negro que queria se tornar um jogador de futebol americano para conquistar mais do que a fama, mas sim, para mostrar o que a diferença entre raças não tem a menor importância quando se quer muito alguma coisa.

Passado em uma época em que ainda aconteciam vários conflitos ao longo do solo americano com alguns estados relutando em aceitar a igualdade racial, o diretor acompanha a campanha de um time universitário que encontra um novo craque, para substituir seu ídolo que está indo em direção da NFL, que por coincidência é negro.

Apesar de focar em por um longo tempo principalmente, a ação dentro de campo, mostrando as as jogadas incríveis feitas pelo jovem em seus tempos de escola, misturando cenas da relação técnico jogador, que além de um treinador muito competente, tentava de todas as formas, não irritar a sociedade com a presença de jogadores negros de seu time, tentando evitar por exemplo, que eles fizessem os pontos, para não ofencer a torcida local, o que de certa forma, mostrava também o seu preconceito.

Em meio a partidas que absurdamente tentavam desfavorecer os jogadores de cor, vemos uma transformação ser proporcionada por esse jovem quqe consegue fazer com que seu treinador passe a respeitá-lo como um igual. Talvez o foco principal nas partidas, faça com que o filme perca um pouco do seu efeito emocional, mas de qualquer forma, filmes documentais e principalmente, esportivos, me agradam muito. 

O filme venceu o prêmio de Melhor Filme Esportivo e ainda recebeu indicação para seus atores em outros dois festivais.

Minha Nota: 5.8
IMDB: 7.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário