sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Colegas - (Colegas) - 2012


Quinto longa metragem do diretor carioca Marcelo Galvão que além de dirigir, também é o responsável pelo roteiro desse filme que é uma verdadeira aventura protagonizada por atores inexperientes e portadores de síndrome de down.

Na história, os três protagonistas armam uma fuga do instituto em que vivem desde pequenos, no intuito de realizarem seus sonhos, ver o mar, voar e se casar.

Em todo os momentos do filme, podemos notar o cuidado do diretor com seus atores e personagens, nos transmitindo uma atmosfera muitas vezes lírica, em que as ações não tem o mesmo efeito que teriam, se seus personagens fossem pessoas normais. Digo isso, por que a reação que vemos na tela, nas sequências de roubos praticados pelos protagonistas, mostram dos outros personagens, um certo espanto e talvez mesmo, um reflexo do preconceito que todos nós trazemos enraizados com aqueles que são diferentes de nós.

Mas essas reações e essa sensação não é o suficiente para engrandecer o filme que em diversos momentos se torna um pouco enfadonho e apresenta problemas de ritmo. Os atores seguem acredito eu, utilizando os melhores recursos que tem para a interpretação de seus personagens. Mas o recurso de voice over que utiliza a voz de LIMA DUARTE até mesmo como apoio as interpretações que não são grandiosas me incomodou bastante também.

O longa ganhou os prêmios de Melhor direção de Arte e Melhor Filme no festival de Gramado e no festival de São Paulo.

IMDB: 6.6
Minha Nota: 5.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário