segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Clube de Compras Dallas - (Dallas Buyers Club) - 2013


Dirigido pelo canadense JEAN-MARC VALLÉE que até esse filme confesso nunca ter ouvido falar dele, esse CLUBE DE COMPRAS DALLAS (2013), baseado em fatos reais, conta a história de um eletricista fanático por rodeios é diagnosticado com AIDS no início da década de 80. Além do diagnóstico, os médicos avisam que ele tem apenas 30 dias de vida. Daí ele começa uma batalha contra a indústria farmacêutica, tornando-se um contrabandista de drogas ilegais para o tratamento de sua doença.

O que mais me impressionou a princípio, foi a transformação física pela qual passou o ator MATTHEW MCCONAUGHEY que apesar de não achá-lo ruim, sempre achei meio canastrão. Mas o bom tipo de canastrão que consegue divertir sua audiência. Depois de ter me deixado impressionado com sua aparência, o ator conseguiu me impressionar também por sua performance, nos mostrando um personagem homofóbico, vivendo um universo repleto de homossexuais em sua maioria. 

Mas não é só um filme de ator por que traz luz a um tema que as vezes presenciamos nos cinemas que é a influência da indústria farmacêutica que age apenas visando lucros e que pouco se preocupa com o bem estar da população. O filme mostra que o papel desse americano foi fundamental para que o tratamento dessa doença conseguisse evoluir ao patamar que está hoje em dia.

O filme rendeu o Globo de Ouro de Melhor Ator a MATTHEW MCCONAUGHEY e a JARED LETO como melhor coadjuvante, além de ter recebido indicações a 6 categorias no Óscar, incluindo a de melhor filme.

IMDB: 8.0
Minha Nota: 6.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário