quarta-feira, 2 de maio de 2012
Las acacias (Las acacias) - 2011
Primeiro filme argentino que vejo que não tem o ator Ricardo Darin como protagonista. Na verdade, cheguei até esse LAS ACACIAS (2011) depois de ter lido um post do crítico de cinema Pablo Villaça que deu 5 em 5 estrelas para o filme e resolvi conferir a dica do famoso crítico.
O filme conta a história de um caminhoneiro solitário que está no Paraguai para buscar um carregamento de madeira com destino a Argentina e que dá carona para uma mulher e sua filha de cinco meses que também estão indo para a capital desse país.
Esse é o primeiro trabalho do diretor PABLO GIORGELLI em longa metragens que não seja o formato de documentário e ele passa a maior parte da obra, nos mostrando a viagem dos personagens, com a câmera fixa, sem movimentos, hora um movimento muito suave para em seguida novamente, fixar a câmera nas reações sutis de cada personagem ao longo do curso.
E acredito que essa fixação da câmera seja a grande arma do trabalho, pois assim, são captados momentos verdadeiramente mágicos como a garotinha brincando com a tampa da garrafa de mate, parando um choro quase que por encanto. Em outro momento, é captado um sorriso quando ela vai para o colo do caminhoneiro que se oferece para pegá-la pela primeira vez na obra. Ou ainda, o momento que sua mãe está dormindo, e enquanto o caminhoneiro está brincando com ela, ela adormece, tudo isso como se fosse uma atriz completamente ciente de seu papel e de seu trabalho.
Minha Nota: 6.8
IMDB: 7.1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário