segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Os Vingadores - The Avengers - (The avengers) - 2012


Demorei um pouco mas consegui até que enfim assistir a esse OS VINGADORES - THE AVENGERS (2012), realização do diretor americano JOSS WHEDON que não tem tantos trabalhos de destaque assim em seu currículo, mas é o responsável pelo bom SERENITY (2005).

Na trama, A S.H.I.E.L.D. reúne uma equipe de super-humanos, o intuito de deter uma ameaça que põem em risco o futuro da humanidade e da o nome para essa iniciativa de Vingadores.

O filme é irrepreensível no que diz respeito aos efeitos visuais. A tecnologia veio para tornar coisas impossíveis de se pensar, fluir na tela de forma natural e totalmente aceitável. Principalmente a construção do Hulk, me deixou impressionado. Além disso, as sequências dos combates, e cenas de luta, estão muito bem pensadas, como aconteceu no trabalho de 2005 de Whedon.

Fiquei um pouco incomodado com a duração excessiva e principalmente com a falta de peso na participação dos membros do time de heróis. É claro que a participação de um Thor, ou de um Homem de Ferro, sempre vai ser mais marcante do que a de um Gavião Arqueiro, contudo, ficou destinado tanto ao Gavião, quanto a Viúva e principalmente ao Capitão América, uma ponta pouco significante, lhes restando apenas uma ou duas cenas pontuais, que justifiquem sua participação na trama.

Acredito que a maior parte dos erros, tenha ficado a cargo do Capitão América. Não sei se vou falar besteira aqui, mas até ver esse filme, eu não me lembrava muito de qualquer ser que encostasse a mão no herói com roupa de bandeira. Não tem como não falar também, de como se torna besteira para o roteiro, explicar de onde Banner conseguiu o controle sobre o gigante esmeralda da metade do filme para frente. Mais um incômodo, e agora eu juro que é o último, todo mundo no filme é um comediante. Até mesmo o personagem de Loki, que é um semi deus de outro planeta, parece um humorista vindo de um palco de stand up.

Mas em contrapartida, não me incomodou o número de personagens que são abordados. Para um universo vasto como é o universo das HQs, é fácil entender que a presença de alguns personagens, deve ser justificada, ou serve para que a sua utilização seja melhor explorada em trabalhos futuros.

De qualquer forma, é impossível ficar contra a realização de um trabalho tão bem cuidado quanto foi esse filme, o que garante que projetos futuros continuem existindo e trazendo para as telas, esse universo fantástico que os quadrinhos nos mostrou.

Minha Nota: 7.4
IMDB: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário