segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Alien, o Oitavo Passageiro - (Alien) - 1979


Segundo longa metragem do diretor inglês RIDLEY SCOTT para o cinema e já um clássico que o consagrou para a posteridade como componente do time de grandes diretores do cinema e que posteriormente, teve uma continuação de muito sucesso, ALIEN, O RESGATE (1986) dessa vez dirigido por JAMES CAMERON e mais recentemente, teve um possível prólogo de sua história, dirigido pelo próprio Scott PROMETHEUS (2012).

Na história de ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO (1979), uma nave de mineração, tem sua rota alterada, para que seus tripulantes investiguem uma mensagem aparentemente de SOS, e com isso, aterrissa em um planeta distante e em outra galáxia, possibilitando a entrada de um passageiro indesejado em sua nave.

Com cenários que podem ser considerados futuristas e tecnológicos até mesmo para o ano de 1979, somando-se uma trilha sonora criativa e clássica que funcionam positivamente para o clima de terror e suspense que permeia toda a obra, o diretor consegue nos prender e carimbar um dos vilões que seria a partir de então, mais temidos e que ainda seria referenciado em uma série de trabalhos até mesmo em outras mídias.

Como protagonista e heroína de sua obra, temos a atriz americana SIGOURNEY WEAVER em início de carreira, esse que era apenas o seu terceiro longa metragem para o cinema. É ela a responsável por uma cena que é o ápice do longa e que reúne, sensualidade e um suspense de tirar o fôlego de qualquer espectador.

Claro que eu já havia visto o filme a muito tempo atrás e pelo fato de ter visto recentemente Prometheus e de ainda não ter uma nota para a sequência de filmes de título Alien, me incumbi de dar uma repassada por esses filmes. O argumento de Alien pode ter seus furos, o que costuma acontecer em filmes de terror e suspense, que precisam de algumas justificativas, as vezes de peso duvidoso, para que seus personagens se coloquem em situações de perigo, que vão causar o susto desejado em seu espectador, no caso desse filme, o gato é quem cumpre essa função, mas sem prejudicar demais toda a trama, inclusive, se tornando peça fundamental como poderá ser comprovado em trabalhos futuros..

Minha Nota: 6.6
IMDB: 8.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário