segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A arte de pensar negativamente - (Kunsten å tenke negativt) - 2006


Primeiro longa metragem do diretor BARD BREIEN e que traz um humor negro tão próprio que só poderia ser produzido nos países nórdicos que tem uma cultura e um meio de vida todo próprio. Na história, um grupo de apoio psicológico a deficientes, um possível novo membro, não percebendo que ele irá levá-los a uma situação crítica.

Com um grupo de personagens parcial ou quase totalmente deficientes, que para a maioria das pessoas pode causar um pesar gigantesco. O diretor não tem pudor em pintar com tons de chacota o tratamento positivista dado pela psicóloga para seu grupo, com técnicas caricatas e que absurdamente parecem surtir efeito para o grupo, para depois, jogar na cara de seu público como por mais que tentemos entender, o problema dessas personagens é muito mais profundo do que imaginamos.

Suas deficiências causaram um dano psicológico que pode ser maior ainda do que a limitação física causada por ela. Mas mesmo mostrando esse aspecto dramático da coisa, seu protagonista insiste em mostrar a realidade para todo grupo, o que gera situações de humor que fazem com que o espectador ria, a princípio timidamente mas depois, de forma descontraída mesmo que com certo pesar.

Minha Nota: 6.0
IMDB: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário