quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Sempre ao seu lado - (Hachi: A Dog's Tale) - 2009
Trabalho do diretor sueco LASSE HALLSTRÖM que também é o responsável por ótimos filmes, como CHOCOLATE (200) e REGRAS DA VIDA (1999). O diretor parece ter uma preferência por filmes que emocionam seu público e não é diferente esse SEMPRE AO SEU LADO (2009).
O filme é uma refilmagem de HACHIKÔ MONOGATARI (1987) que conta o drama baseado na história verdadeira de um professor universitário e seu vínculo com o cão abandonado que ele leva para sua casa.
Não que eu seja avesso a animais de estimação, mas eu não sou um fã ferrenho de filmes que trazem esses bichinhos como tema central, apesar de sempre me declara um espectador sedento por filmes emocionantes e dramáticos, feitos com o objetivo de fazer seu público se esvair em lágrimas e esse SEMPRE AO SEU LADO (2009) é isso. Um filme que emociona e acredito eu, que se fosse um pouquinho mais apegado a bichos, teria até desmanchado de tanto chorar.
O diretor constrói de forma eficiente, os laços afetivos entre o cão e seu dono. Mostrando com muito cuidado e sem pressa, como a ligação entre os dois vai aumentando gradativamente. E a história, por si só, já é incrível suficiente, pois um animal que passa a acompanhar seu dono até a estação de trem todos os dias e ainda voltar ao final do dia no horário em que ele chega, é de surpreender qualquer um.
Não gostei muito da forma que o diretor escolheu para contar a história, pois fica muito difícil acreditar que qualquer um vai ficar ouvindo com paciência uma narrativa na escola, que demore o tempo que a narrativa do neto faz. Outro problema, esse já é mais uma coisa particular, eu não consigo me encantar e envolver com os olhares do bichinho, como a maioria das pessoas comumente se envolvem, o que para mim, tira muito do efeito dramático de certas cenas, que dependem de uma compreensão mais clara por parte dos sentimentos de seus personagens, mas nada que atrapalhe a apreciação da obra.
Minha Nota: 6.4
IMDB: 8.1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário