Primeiro trabalho do ator americano KEVIN COSTNER na direção de longas metragens e que nos conta a história de um soldado que ao escapar da morte, resolve conhecer uma área selvagem e isolada de seu país.
Com uma fotografia naturalmente maravilhosa, que mostra paisagens das pradarias americanas é com certeza um dos principais destaques desse DANÇA COM LOBOS (1990), que possui um andamento lento, como se não estivesse preocupado em conta rapidamente a sua história, ou quisesse através de sua longa duração, traduzir o sentimento de espera e solidão que é experimentado por seu personagem principal, interpretado pelo próprio Kevin.
De qualquer forma, seja por conta de seu recurso de contar a história sem pressa, ou mesmo pelo carisma de seus personagens que são bastante interessantes, nos interessamos e envolvemos com a trama de forma a criar um laço afetivo positivo com a história. História essa que não chega a ser fantástica, mas simples, direta, e que nos leva a refletir sobre alguns aspectos que nem sempre colocamos a frente em nossas preocupações. O preconceito com culturas que não conhecemos, e no caso da obra, a abordagem violenta que o país teve para com seus nativos, assim como acontece também em outros países, como aqui no Brasil.
A duração é algo que eu não consegui entender. O filme é extenso demais e gasta um tempo muito grande com cenas que não necessariamente tenham que ter aquela duração toda, mas de qualquer forma é uma obra a ser respeitada.
O filme ganhou 7 prêmios no Óscar, tais como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia, além de ser indicado aos prêmios de Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante entre outros. Faturou os prêmios de Melhor Filme, Diretor e Roteiro no Globo de Ouro e mais uma série de outros prêmios em festivais pelo mundo.
IMDB: 8.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário