sábado, 30 de março de 2013
Um Alguém Apaixonado - (Like Someone in Love) - 2012
Cheguei até esse filme do diretor iraniano ABBAS KIAROSTAMI depois de ler uma crítica do especialista em cinema PABLO VILAÇA que exaltava a obra do diretor com um entusiasmo que não tive como não ficar com o filme na cabeça. Na história uma jovem prostituta que vive em Tóquio, tem um namorado muito ciumento que não sabe de sua profissão e que a persegue com as mais variadas perguntas possíveis, enquanto ela tem que atender a um novo cliente que vai se revelar um apoio para essa pessoa perdida.
Já me chamou a atenção no início da obra, o fato de entrarmos em uma história que parecia estar em andamento. O diretor no joga a observar a partir de um ponto fixo em um bar, a conversa da jovem com seu namorado, sem sequer vermos o rosto dela, apenas ouvindo sua voz em meio as conversas que vão acontecendo naquele momento no bar. Outro fator curioso, é que deixamos a história da mesma forma que entramos, como se ainda fossem acontecer diversos eventos que merecessem nosso acompanhamento, isso me agradou muito.
Outros elementos que não podemos deixar de notar. A utilização da câmera fixa, sempre curiosa, quase que um voyeur nas cenas, é muito empregada pelo diretor. Seus diálogos também sempre trazem um certo ensinamento em seu âmago. Como no momento em que o sr. mais velho, diz ao jovem namorado ciumento, que a experiência nos ensina que quando sabemos que a pessoa amada irá nos mentir, é melhor não perguntar sobre aquele assunto. Cenas longas, que nos envolvem com seus personagens também são utilizadas durante toda a obra. Tudo para nos mostrar uma relação doentia entre os amantes do filme, que não se mostra em momento algum prazerosa para um dos dois. Parafraseando Vilaça, não há como evitar a constatação de que somos criaturas destinadas ao sofrimento, mesmo que durante esse processo sejamos incrivelmente felizes.
O diretor nos propõe uma discussão sobre frustração que um amor de natureza obsessiva pode trazer pela quebra da sua idealização. O filme foi indicado a Palma de Ouro em Cannes, além de ter concorrido também em outros festivais.
Minha Nota: 6.0
IMDB: 7.0
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário