segunda-feira, 4 de março de 2013
A Queda! As Últimas Horas de Hitler - (Der Untergang) - 2004
Filme do diretor alemão OLIVER HIRSCHBIEGEL que conta, através da visão de uma jovem que se ofereceu na época da segunda guerra ao cargo de secretária de Adolf Hitler, como foram as últimas horas de vida dessa personalidade que entrou para a história de forma totalmente negativa, se tornando o principal responsável pelo maior massacre da humanidade.
O que talvez seja o mais interessante da obra, já que diversos filmes e livros abordem de maneira rotineira temas sobre a segunda guerra mundial, é que aqui temos um relato do lado oposto ao que costumeiramente encontramos. Aqui temos uma visão dos alemães, pelos alemães, que compartilhavam das ideias de conquista e destruição disseminadas por Hitler.
A interpretação que o ator suíço BRUNO GANZ dá para o ditador é algo de precioso. Vemos um ditador hora humano, uma pessoa comum e simples até momentos de fúria, de um comandante que se vê em uma situação de desvantagem, o que até então não era conhecido por ele. O reflexo da mão trêmula as costas, baseada nos estudos que o ator fez sobre pessoas que sofriam de mal de parkinson antes do início das filmagens, é algo pensado com tamanho cuidado, que nos da a impressão de que sempre imaginamos aquele personagem daquela forma. O ator também fez questão de treinar seu sotaque com um jovem ator nascido na mesma região do ditador.
Outro fator interessante que podemos comprovar na visão do diretor dada para a sua obra, é como os comandantes do exército de Hitler, tinham seu objetivos entranhados em si, a ponto de entregarem suas vidas, comprovando teorias de que o que ocorreu, foi uma falta de sanidade coletiva, despertada por uma pessoa altamente influente, de discurso apaixonado e eficaz.
Uma obra notável, com um novo ponto de vista sobre um acontecimento importantíssimo da história da humanidade e que não apaga nada do que já sabemos, pelo contrário, apenas reforça o quão revoltante foram as atitudes daquelas que participaram dessa insanidade.
O filme recebeu indicação ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou diversos outros prêmios pelo mundo.
Minha Nota: 6.6
IMDB: 8.3
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário