segunda-feira, 4 de março de 2013

As Aventuras de Pi - (Life of Pi) - 2012


Esse já é o décimo segundo trabalho na direção de longas do diretor chinês ANG LEE conhecido por diversos trabalhos mas que chegou ao estrelado com sua obra prima O TIGRE E O DRAGÃO (2000). Nesse AS AVENTURAS DE PI (2012) ele nos traz uma história fantástica, inspirada originalmente no livro Max e os felinos, do escritor brasileiro Moacyr Sciliar. No filme, um jovem, após sobreviver a um naufrágio, se vê sozinho do no mar, a bordo de um bote salva vidas juntamente com um tigre de bengala.

Baseado em um argumento tão fantástico, Ang parece ter se sentido a vontade para contar as histórias de Pi, um indiano bem peculiar, recheado de acontecimentos fantásticos que povoam a sua vida e que descreve todos para um jornalista em busca de um tema para seu livro. 

O ator SURAJ SHARMA, o personagem adolescente, havia ido aos testes do filme para acompanhar seu irmão, contudo, os integrantes da equipe de produção gostaram tanto dele, que o convidaram também para fazer o teste. Ele acabou sendo o escolhido dentre outros 3 mil garotos e temos que louvar o trabalho do garoto e aí também a direção de Ang Lee, que conseguem nos entregar uma obra fantástica, com um tema fantasioso, mas cheia de verdade em seu desenvolvimento.

O trabalho de efeitos visuais do filme é realmente louvável, tanto que levou o Óscar de efeitos especiais, mas não só os efeitos do tigre criado no computador impressionam. Todo o filme é recheado de cores e imagens, que encantam o público a todo instante.

Gostei da surpresa que o a história nos reserva para seu final, mas não consegui ver a ligação que a todo instante o protagonista do filme tenta passar em sua história, a respeito da presença e existência de Deus. Mas de qualquer forma, o filme conseguiu entrar para o pequeno hall de boas obras lançadas para essa temporada de premiação.

Além do prêmio de Efeitos Especiais, o filme ganhou também o Óscar de Melhor Fotografia, Melhor Direção e Melhor Trilha Sonora, que na minha opinião, não chamou tanto a atenção assim.

Minha Nota: 7.4
IMDB: 8.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário