A leitura desse filme faz parte de um dos projetos que tenho para esse ano, que e ver todos os indicados ao Oscar de 2000 até hoje e EDUCAÇÃO (2009) foi candidato a melhor filme no ano de 2010, que teve por vencedor nessa categoria o discutível GUERRA AO TERROR (2009). Mas isos é um outro assunto. Além dessa importante indicação, o filme também concorreu nas categorias de melhor atriz e melhor roteiro adaptado. Ganhou alguns prêmios ainda teve várias indicações em grandes festivais.
A história é realmente interessante. Uma brilhante estudante inglesa, se esforça para conseguir ingressar em uma faculdade pública, para isso, seus pais investem o dinheiro necessário e contado. Mas ao mesmo tempo, por ser muito inteligente, ela percebe que existem falhas por trás dos motivos educacionais pregados pelo seu pai principalmente, que acredita que estudando em Oxford, ela conhecerá um advogado conceituado que irá lhe dar um futuro promissor.
Em meio a essa confusa convivência familiar, aparece um homem mais velho, que conquista a menina já de cara, com seu porte de cavalheiro, bem diferente dos garotos de sua idade que passam a não lhe chamar mais tanto a atenção. É interessante como a menina joga na cara de todos que a cercam e tentam lhe alertar sobre seu futuro, sobre suas certezas, ms como na vida, aprende de uma forma bastante contundente, que a experiência de vida é muito importante, pois aprendemos ensinamentos que não encontramos na escola.
O filme é da diretora dinamarquesa LONE SCHERFIG que também dirigiu o excelente UM DIA (2011) mas me desagradou um pouco, a forma com que a família tratava a menina e a forma como ela mesmo é dura com as pessoas que tentam lhe aconselhar. E achei compreensível demais essas pessoas depois perdoarem as coisas de uma forma muito rápida.
Minha Nota: 6.4
IMDB: 7.4
Nenhum comentário:
Postar um comentário