sexta-feira, 2 de março de 2012

Método Perigoso, Um - (A Dangerous Method) - 2011



Um filme novo é sempre bom para acompanhar o que está sendo feito e ficar atualizado ainda mais quando esse filme é o novo trabalho do diretor DAVID CRONENBERG que ficou famoso por obras como MOSCA, A (1986) e MARCADAS DA VIOLÊNCIA (2005) que vi alguns trechos, mas que não tenho em minha memória com definição, por isso preciso ver novamente para poder avaliá-lo, apesar de ainda não ser um fã incontestável do diretor.


A obra conta também com a participação de grandes nomes como VIGGO MORTENSEN que demorei bastante para reconhecer no papel de Sigmund Freud, a belíssima KEIRA KNIGHTLEY, que me incomodou um pouco nas primeiras cenas, em que sua personagem está completamente louca e descontrolada e com MICHAEL FASSBENDER ator de vários títulos de sucesso nos últimos anos, fazendo o papel de Carl Jung.


Confeço que não sou afeito desse segmento da medicina. A psicanalise. Mas não tenho como me contrapor a teorias de grandes nomes desse ramo, que a tornaram uma das mais respeitadas ciências. É difícil não conhecer alguém que faz análise nos dias de hoje.


Esse MÉTODO PERIGOSO, UM (2011) conta basicamente, como a psicanálise se desenvolveu, através das discussões entre Freud e Jung. Ele 20 anos mais jovem, propunha alguns contrapontos as teorias de Freud, criticando principalmente o enfoque que Freud dava ao sexo. Além disso, a obra mostra a personagem de Keira, como uma paciente que Jung cura e que mais tarde se torna amante do médico.


O filme teve indicação para o prêmio de melhor ator coadjuvante para Viggo Mortensen no Globo de Ouro e ganhou prêmio de melhor ator para Michael Fassbender no festival National Board of Review.


Acredito que por se tratar de um assunto tão complexo, que é a psiquê humana, e estar recheado de extensos diálogos sobre o assunto, eu tenha me sentido um pouco cansado e disperso em diversos momentos, mas não deixa de ser um trabalho com uma direção acertada, uma fotografia muito bonita e shows de interpretação durante toda sua duração.


Minha Nota: 6.6
IMDB: 6.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário