quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cosmópolis - (Cosmópolis) - 2012


Mais recente trabalho do diretor DAVID CRONENBERG, esse controverso COSMÓPOLIS (2012) conta uma história nada comum no universo desse diretor, um empresário bilionário, quer atravessar a cidade de Manhattan para cortar seu cabelo em sua limousine durante uma visita do presidente americano, que faz com que a cidade toda esteja um caos, entre manifestações e ameaças de ataque terrorista.

Cronenberg ficou marcado pela estranheza de seus trabalhos, que sempre trouxeram em destaque a violência mostrada de uma forma nua e crua e o sexo, sempre com uma tensão muito erótica e forte. Esses dois aspectos estão presentes em seu filme mais recente. Além disso, ele transfere a estranheza, que muitas vezes permeia seus roteiros, para os diálogos e situações pelas quais o personagem de ROBERT PATTINSON desenvolve com seus interlocutores, muitas vezes em momentos que não tem tanto sentido durante a projeção.

Talvez esse seja o ponto mais fraco do filme, que abusa de idéias talvez ousadas demais, ou pseudointelectuais, que chegam a deixar a produção de 1:49 muito maior e até mesmo cansativa. Mas e justamente a expectativa sobre o que o diretor nos reserva, que nos leva a apenas observar os enquadramentos e a criatividade do diretor, de conseguir transformar um mesmo ambiente, o interior do carro que leva o empresário pela cidade, em algo interessante e que consegue até mesmo nos surpreender.

O filme ainda conta com a presença de JULIETTE BINOCHE e PAUL GIAMATTI em seu elenco, além da belíssima SARAH GADON que faz o papel da esposa de Pattinson. Não me considero um fã dos trabalhos do diretor, sempre achando o universo de seus filmes muito irreal para conseguir me envolver profundamente em suas histórias, mas não tenho como reconhecer que ele possui trabalhos importantes em sua carreira, como SENHORES DO CRIME (2007) seguido de MARCAS DA VIOLÊNCIA (2005), que são meus trabalhos preferidos dentre os que vi.

Minha Nota: 6.2
IMDB: 5.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário