terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Garapa (2009)


O diretor JOSÉ PADILHA já conhecido do grande público pelos seus trabalhos em TROPA DE ELITE (2007), filme que elevou o nível do cinema nacional a meu ver e TROPA DE ELITE 2 - O INIMIGO AGORA É OUTRO (2010).

Contudo, sua estréia no cinema aconteceu em ÔNIBUS 174 (2002) que ainda não tive oportunidade de assistir, mas que é um filme muito bem conceituado. Voltando ao gênero, Padilha fez esse GARAPA (2009) retratando um problema mundial, mas que também aflinge o nordeste brasileiro principalmente. O problema da fome.

É um filme duro, que mostra a realidade de três famílias que tem que conviver com problemas diários para conseguir alimento para suas casas.

O nome vem da mistura de água e açúcar, que é a principal refeição servida aos filhos dos três casais, que recebe o nome de garapa.

A frase de Josué de Castro, médico e nutrologo nascido no Recife da o tom para todo o filme, "Existem duas maneiras de morrer de fome: não comer nada e definhar de maneira vertiginosa até o fim, ou comer de maneira inadequada e entrar em um regime de carências ou deficiências específicas, capaz de provocar um estado que pode também conduzir a morte".

Apesar de mostrar uma realidade brutal, não consegui me emocionar com a direção de Padilha, mas acredito que o objetivo do diretor tenha sido alcançado, informar, que também é uma das funções do cinema.

Minha Nota: 5.8
IMDB: 7.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário