quinta-feira, 24 de maio de 2012

Alcatraz - Fuga impossível - (Escape from Alcatraz) - 1979


O diretor DON SIEGEL é responsável por 49 filmes de 1945 a 1980 e dentre eles, acredito que o que mais se comenta até os dias de hoje é ALCATRAZ - FUGA IMPOSSÍVEL (1979), que conta a história da fuga bem sucedida da prisão mais famosa da época, Alcatraz que tinha fama mundial de não possibilitar escapatória para seus ocupantes e é baseado em fatos reais.


O filme é uma obra acertada e muito correta no que diz respeito a contar uma história. Logo de início, o diretor consegue nos colocar no clima de uma prisão que já lhe deixa clara a ideia de que é impossível se fugir, que você deve se despir literalmente de qualquer esperança, para coroar a sequencia, com a primeira frase dita no filme por um dos guardas "Bem vindo a Alcatraz". E não é só essa frase que fica na memória. Outra que vale a pena relembrar "Quem desobedece as leis da sociedade vai para a cadeia. Quem desobedece as leis da cadeia, vai para cá".


A atuação de CLINT EASTWOOD é perfeita quanto a passar ao espectador a necessidade que assolava os detentos de sair de lá, com uma direção rígida ao extremo, cometendo injustiças que já são famosas aos foras da lei que ocupam esses centros de detenção. Também são mostradas de forma rápida, presos que estão ali por perseguição e outros que lá estão, por sempre fugirem de suas prisões anteriores, que é o caso do personagem de Clint.


A obra não envelheceu muito com o tempo e na sua metade para frente, consegue transmitir uma tensão muito forte, fazendo com que fiquemos fixos na tela, esperando o decorrer dos fatos mostrados. Interessante como a vida pregressa do protagonista não faça tanta diferença para contar a história. Sua necessidade de sair dali, é baseada apenas em seus colegas de clausura e injustiças sofridas por todos da prisão. O resultado funciona como um troféu para todos, até para os que não saíram com eles.


Minha Nota: 6.6
IMDB: 7.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário