quinta-feira, 10 de maio de 2012

Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres - (The Girl with the Dragon Tattoo) - 2011


Não gosto dessa coisa de refilmagem pois na minha opinião, estrega a surpresa do espectador e a gama de assuntos diferentes que dariam bons filmes é inesgotável. Esse foi um dos motivos da minha demora em ver esse MILLENNIUM - OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES (2011) que é um remake da obra sueca HOMEM QUE NÃO AMAVA AS MULHERES, O (2011) baseada no primeiro livro da trilogia Millennium, um bom filme, mas com a ressalva de ser um pouco longo.


O motivo para encarar a versão americana, foi o fato de ser o último filme da minha lista de candidatos ao Óscar 2012 que me propus a assistir. O fato de descobrir que o filme é do diretor americano DAVID FINCHER, criador de CLUBE DA LUTA (1999), filme memorável e um dos filmes responsáveis pela paixão que hoje sinto pelo cinema me deixou bastante empolgado.


Não podemos deixar de lembrar de alguns de seus trabalhos como o ótimo REDE SOCIAL, A (2010) e um filme que dispensa qualquer tipo de elogio, pois depois de sua exibição, novos conceitos foram abordados no cinema, todos baseados nesse SEVEN - OS SETE CRIMES CAPITAIS (1995) e já de início o diretor dá mostras de sua influência no trabalho, com uma introdução ao som de Immigrant song e efeitos de fusão de borracha, computação e os corpos de um casal.


A história é a mesma do filme sueco, onde um jornalista é contratado para desvendar um mistério de mais de 40 anos e recebe o auxílio de uma jovem hacker para atingir seu objetivo.


Gostei bastante do andamento da versão americana, apesar de ter uma duração até maior que o original, mas nela, Fincher da destaque para detalhes da investigação, que nos prendem de forma mais eficiente a obra. A presença de rostos conhecidos torna mais fácil também memorizar cada personagem e quais fatos estão envolvidos com cada um.


Outro ponto que notei no filme e me fez gostar mais da versão americana, foi enfoque dado pelo diretor, no final, para a solução do caso que levou a reputação do jornalista por água abaixo.


O filme recebeu indicações ao Óscar e ao Globo de Ouro de Melhor atriz para ROONEY MARA.


Minha Nota: 7.2
IMDB: 8.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário