segunda-feira, 28 de maio de 2012

Promessa, A - (The Pledge) - 2001


Essa foi a minha segunda experiência com o trabalho do ator americano SEAN PENN como diretor. Seu primeiro trabalho que tive a oportunidade de apreciar foi NATUREZA SELVAGEM, NA (2007). Com esse PROMESSA, A (2001) seus protagonistas tem a solidão como principal companheira. Seja por escolha seja por uma promessa que foi feita como é o caso do personagem de JACK NICHOLSON, que não é um ator de minha preferência, mas que faz um ótimo trabalho nesse filme.


Ele um policial aposentado, que a 6 horas de decretar sua aposentadoria, se envolve em um assassinato infantil e depois de prometer a mãe da vítima que irá encontrar o responsável, passa seus dias se dedicando a desvendar o mistério que apenas ele consegue acreditar.


Não gostei do argumento do filme se basear no fato de que uma pessoa, que já está saindo da profissão, passe a dedicar todo o tempo que lhe resta de aposentadoria, por conta de uma promessa feita para uma desconhecida, pois ele, como policial a vários anos, já deveria ter passados por vários e vários casos parecidos.


Mas deixando isso de lado, o diretor nos leva para um filme policial em sua primeira parte, com Nicholson descobrindo várias pistas para lhe manter firme na sua teoria de que o bandido ainda está solto e que é um serial killer. Para depois, na sua segunda metade, ele ter que de certa forma, trair a confiança de uma mãe, mesmo que não tenha sido premeditado, para tentar se aproximar do suposto assassino.


Talvez isso tudo, funcione para o diretor como pano de fundo, trazendo o foco para o conflito vivido pelo protagonista, mas esse é justamente o pecado do filme, que não cola nesse drama pessoal, nem nas soluções encontradas para o mesmo.


Uma cena interessante, é do carro de Jack indo para a cidade do interior ao passar pelo túnel. Os ângulos de câmeras mostram as luzes no carro de várias formas e causam um efeito que achei que veria em outras partes do filme, mas foi só no seu início mesmo.


Uma curiosidade sobre o filme é que assim como na trilogia O poderoso chefão, em PROMESSA, A (2001) a presença de laranjas ou suco de laranja indicam que alguém irá morrer ou sofre um atentado.


Minha Nota: 6.4
IMDB: 6.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário