terça-feira, 15 de maio de 2012

Trem da Vida - (Train de Vie) - 1998


Até então eu não havia visto nenhum trabalho desse diretor romeno RADY MIHAILEANU e acabei chegando até esse filme, graças a um posto que encontrei em um site de cinema que mostrava ele com uma ótima nota no IMDB.

O filme conta a história dos habitantes de um pequeno vilarejo judeu na Europa Central, que se organizam para tentar evitar o confronto com os nazistas na segunda guerra mundial.


Alguns trechos do filme, tem diálogos de uma beleza rara, como na discussão entre os judeus e os novos comunistas da comunidade sobre a existência de Deus, até que o louco da aldeia intervenha e dê sua opinião. Outro ponto, em que também o louco é responsável por uma frase maravilhosa, é no momento em que está jogando xadrez e é questionado por que é o louco da aldeia e se não sente falta de uma esposa e filhos. "Não, não sou tão louco. Eu os amaria demais e morreria de amor, ou então, enlouqueceria."


Talvez o final deprecie um pouco os belos trechos vistos durante sua exibição, mas não diminuem o trabalho que é singelo e bem cuidado.


Minha Nota: 6.6
IMDB: 7.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário