terça-feira, 24 de julho de 2012

Deus abençoe a américa - (God bless america) - 2011



Desde 2001 o diretor e ex-ator BOBCAT GOLDTHWAIT vem lançando filmes, hora direto para a TV, hora para o circuito de cinema, mas sem conseguir fazer nada notável pelo visto. Esse DEUS ABENÇOE A AMÉRICA é a minha primeira experiência com seu trabalho. 


O filme conta a história de um homem de meia idade, fracassado, solitário, que não suporta mais o excesso de futilidade, maus modos, falta de valores e respeito ao próximo que vê ao seu redor, seja na TV seja na sua vizinhança seja em seu ambiente de trabalho.


O início da obra é promissor, a medida que o diretor consegue imprimir um certo requinte de violência, que traduz talvez, a vontade escondida dentro de cada um, em tratar assuntos que se tornaram corriqueiros mas que são vergonhosos e que muitas vezes imaginamos poder solucioná-los como acontece no grande clássico UM DIA DE FÚRIA (1993), contudo, soluções fáceis, que são encontradas, mesmo que um pouco destoantes da realidade, acabam diminuindo um pouco os efeitos do filme.


Tudo bem que se trata de uma comédia, o que já dá ao seu realizador a liberdade de não se preocupar em encontrar soluções plausíveis para cada problema proposto, além utilizar o exagero para a maior parte das situações que critica e apoia, fazendo uma mistura dos dois aspectos não deixando claro para o espectador de que lado ele está, mas não posso deixar de falar do que me incomodou. Como comédia, são poucos os momentos de humor encontrados, apesar do sarcasmo estar presente quase que constantemente nos diálogos e chega a ser interessante o clima indie que o filme nos proporciona, apesar dos seus personagens, deixarem claro que não suportam esse tipo de filmes, como no diálogo em que falam o quanto detestam os autores de JUNO (2007).


Uma diversão leve, que mesmo exagerada, mostra um pouco da estupidez atual da humanidade e de como estamos deixando de lado, valores que poderiam tornar nosso mundo um lugar mais agradável para se viver, não só nos Estados Unidos da América.


Minha Nota: 5.0
IMDB: 7.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário