quinta-feira, 19 de julho de 2012

Garotos de programa - (My Own Private Idaho) - 1991



Esse é um dos trabalhos do início da carreira do diretor americano GUS VAN SANT que posteriormente foi aclamado por trabalhos como ELEFANTE (2003) e GÊNIO INDOMÁVEL (1997). Na verdade, se trata de seu terceiro longa metragem e traz atores como RIVER PHOENIX e KEANU REEVES em início de carreira.

Na trama, temos dois amigos que vivem nas ruas de Portland como garotos de programa, embarcam numa viagem em busca do passado de um dos rapazes.

O filme tem algo desses filmes de viagem pois os protagonistas em diversos momentos, se encontra em localidades completamente diferentes, além disso, o diretor mostra também uma certa fixação com a estrada, com longas cenas de seus protagonistas hora parados apenas com uma estrada e o céu cheio de núvens como suporte. Outra impressão que fica ressaltada, são as cenas de sexo, onde o diretor abdica da cena em si, e mostra uma série de poses sensuais, como que em um ensaio fotográfico, mostrando de forma muito rápida, com cortes curtos, a beleza dos corpos envolvidos no ato, para em seguida, mostrar os atores depois do ato concluído.

Tirando essas impressões que demonstram uma certa mão de autoria de Gus Van Sant, o roteiro do filme não é forte, inclusive, essa é uma outra característica do trabalho do diretor, que não soluciona suas tramas, deixando a cargo de seu espectador, o desfecho que melhor lhe convier, o que é uma qualidade, mas que nesse filme me incomodou, pois seus personagens tão carentes de um passado, se mostram bastante perdidos e talvez essa sensação, que vem tomando conta de minha vida atualmente, tenha surtido um efeito de rejeição ao trabalho do autor.

O filme foi indicado e vencedor de diversos pequenos festivais nas categorias de diretor para GUS VAN SANT e ator para RIVER PHOENIX.

Minha Nota: 5.4
IMDB: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário