quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A culpa é sua - (Por tu culpa) - 2010


Terceiro longa da diretora argentina ANAHÍ BERNERI e que conta uma noite na vida de uma mãe que está tomando conta de seus dois filhos e que tenta trabalhar enquanto as crianças agitadas brincam.

O filme é um drama lento, que tenta nos colocar dentro das dificuldades que a mãe passa com suas crianças agitadas e hiperativas, ligações de seu marido que está em viagem a trabalho e de sua mãe que é distante e muito ocupada. Depois que um dos meninos se machuca, a mãe resolve levá-lo ao hospital, onde o pediatra acredita que as crianças estejam sofrendo violência doméstica.

A diretora consegue em determinados momentos, colocar o espectador envolvido em desvendar o que realmente acontece por trás desse drama familiar, já que não são passadas muitas informações para o público, anteriores aos acontecimentos daquela noite e o tom que é escolhido para iniciar a trama, chega a deixar qualquer um confuso, quando é mostrada uma brincadeira entre a mãe e os filhos, de uma maneira que chega a nos despertar um certo suspense por sua solução, contudo, esse tom se perde no decorrer do filme, que parece arrastado em sua solução e sem muitos acertos.

Não acontece o desenvolvimento de nenhum dos personagens, o que incomoda, e ficamos a mercê de acompanhar a história sem que nenhum novo fato mude esse tom monótono e contemplativo que é adotado pela diretora. 

Uma frase que li sobre o filme e que poderia até acrescentar valor a obra é: "somos nós que os outros vêem, ou somos nós que nos permitimos ser vistos pelos outros? A opinião dos outros é que delimita a nossa própria identidade". Contudo, essa reflexão, me parece um pouco forçada e não é abordada no filme de forma adequada na minha opinião.

Minha Nota: 5.0
IMDB: 7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário