quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Memórias - (Stardust Memories) - 1980


Sou obrigado a confessar que depois de ter visto vários filmes ao longo da minha vida, não tantos quanto eu gostaria de ter visto é claro, mas muitos a ponto de me tornar apaixonado por essa arte que serve a diversos propósitos, de entreter a sensibilizar, sou surpreendido por sentimentos que não consigo explicar ao certo. Lembro que algo parecido aconteceu quando vi MENINA DE OURO (2004) em que no lugar de me emocionar ou levar as lágrimas, como eu já esperava, me deixou engasgado. Liberalmente engasgado. 

Dessa vez, vendo esse MEMÓRIAS (1980), diretor mais do que renomado WOODY ALLEN, senti uma sensação de iluminação em seu final, que confesso nunca havia ocorrido em nenhum outro momento.

No filme, temos a história de um diretor muito conhecido, como sempre interpretado pelo próprio Allen, que ao assistir uma retrospectiva de sua obra, relembra dos acontecimentos de sua vida, seus amores e fontes de inspiração de seus filmes.

É incrível como ele faz uma crítica ao seu trabalho, as suas neuroses, ao seu comportamento na sociedade, mencionando o seu narcisismo, aos fãs que o atormentam constantemente, enfim, ele deixa claro vários pontos que realmente fazem todo o sentido para suas obras, mas que no lugar de serem problemas em seus filmes, são o que fazem de WOODY ALLEN um verdadeiro gênio, apesar do diretor negar veemente que o filme não é auto biográfico e sim, totalmente fictício. Não tem como não reverenciar um craque como esse. Allen também confessou que MEMÓRIAS (1980) juntamente com A ROSA PÚRPURA DO CAIRO (1985) são seus trabalhos favoritos.

Minha Nota: 6.4
IMDB: 7.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário