quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Chopper - Memórias de um Criminoso - (Chopper) - 2000
Esse é o primeiro trabalho do diretor neozelandês ANDREW DOMINIK, por quem confesso, nunca tive curiosidade, até ler a crítica de Pablo Vilaça sobre seu novo trabalho, O HOMEM DA MÁFIA (2012) tecendo elogios a todos os seus trabalhos. O que me fez procurar esse CHOPPER - MEMÓRIAS DE UM CRIMINOSO (2000), que conta a vida de um criminoso que se tornou lendário na Austrália por conta da sua violência e inúmeros crimes. Ele escreveu sua autobiografia enquanto cumpria pena em uma prisão e que serviu como base para a obra fictícia que o diretor conta aqui.
O filme já começou me surpreendendo, primeiro por que a caracterização do ator ERIC BANA como o assassino que é protagonista da história, é impressionante e no decorrer da obra, vemos que não é só a caracterização, mas a interpretação do ator, mantém um nível muito Alto. Além disso, também no início do filme, os créditos são apresentados de uma forma muito interessante, com cenas internas da prisão e com o céu acelerado sob uma música que nos transmite um clima de colônia de férias, mesmo clima que é passado pela entrevista mostrada com o próprio Chopper, que parece estar a vontade em sua clausura, chegando até mesmo a se divertir.
O personagem é fascinante, com uma gama de mudanças de humor que tornam sua compreensão difícil, ao mesmo tempo que se mostra totalmente a parte da dor e portador de um sangue frio quase que irreais, para que logo após seus atos de violência, demonstre um arrependimento quase que palpável.
É bem vinda também a presença da belíssima atriz KATE BEAHAN que interpreta a prostituta par amoroso com o criminoso Chopper e que não tem tantos trabalhos assim relacionados com cinema, mas tem um rosto que pode estar na memória de algumas pessoas como estava na minha.
Gostei muito da escolha do diretor para terminar seu filme, mostrando que a satisfação sentida por seu protagonista, não passa de algo temporário e que na verdade, seu mundo se resume e algo mais restrito do que a popularidade que ele atingiu.
Minha Nota: 7.6
IMDB: 7.2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário