sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Ferrugem e Osso - (Rust and Bonne) - 2012


Continuando minha peregrinação que segue meio a esmo, pois ainda não consegui determinar um esquema a ser seguido, em que eu consiga classificar a ordem dos filmes que tenho para assistir, o que também não interfere no meu objetivo de continuar na ativa e não deixar de ver filmes, assisti a FERRUGEM E OSSO (2012) do diretor francês JACQUES AUDIARD que recebeu duas indicações ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para a belíssima MARION COTILLARD e que conta a história de um homem desempregado, que juntamente com seu filho de apenas 5 anos, busca abrigo na casa de sua irmã e começa a trabalhar como segurança de uma boate onde, após apartar uma confusão, conhece uma bela treinadora de orcas que ele não sabe, mas vai entrar em sua vida inesperadamente.

O diretor não perde tempo na construção das relações entre seus personagens, elas são simples, diretas, sem preparações. Seu roteiro ágil e trata de jogar seus personagens em situações que vão formando um quebra cabeça repleto de peças solitárias e carentes de se encaixarem umas nas outras.

O roteiro do filme é duro como a vida, na verdade, é até mais duro do que podemos imaginar, o que é brilhante, pois através das dificuldades, dos socos que a vida nos dá, é que realmente acontecem as mudanças que vão determinar como iremos nos tornar pessoas melhores ou piores. E o filme nos mostra isso de uma forma muito peculiar.

E esses contratempos, marcantes e profundos, que aparecem para os dois personagens de Audiard, é que nos envolvem profundamente com sua trama. A câmera hábil do francês, consegue captar em vários momentos a violência e o sofrimento pelos quais os atletas de lutas de rua devem passar, além disso, somos surpreendidos em diversos momentos por tomadas com uma fotografia maravilhosa, como os pés do garoto no início do filme e a tomada do caminhão na parte final dentre outras.

O filme foi indicado ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para MARION COTILLARD, a Palma de Ouro de Diretor para JACQUES AUDIARD e venceu outros 6 prêmios em festivais pelo mundo.

Minha Nota: 6.8
IMDB: 7.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário