sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Lula, o Filho do Brasil - (Lula, o Filho do Brasil) - 2009


E começa o ano de maneira um tanto quanto lenta para mim, no que diz respeito aos filmes assistidos, visto qeu estou de férias e acabo dedicando uma parcela bem maior do tempo livre para família, de qualquer forma, o primeiro filme visto no ano de 2013 foi esse LULA, O FILHO DO BRASIL (2009) do diretor carioca FÁBIO BARRETO de quem eu acho que vi apenas O QUATRILHO (1995), um filme que é bem conceituado por sinal, mas do qual eu não tenho nenhuma recordação mais forte.

Nessa obra, que é baseada na história real do menino pobre que depois de ser formar em um curso profissionalizante, vai para a capital financeira do país ainda jovem e depois de se tornar operário e presidente sindical, consegue se tornar um dos políticos mais influentes da história desse país.

Sou fã de nosso ex-presidente e não tenho vergonha em deixar isso claro, mas aqui, vou me restringir a comentar a obra feita em cima de sua história. O filme se foca em sua maior parte, na idade jovem de Lula, sua vinda para São Paulo junto com sua família e os sofrimentos que lhe foram infligidos pela vida. Perder sua esposa e seu filho por não ter um atendimento adequado no serviço público de saúde.

Ser preso por manifestar o direito de protestar contra os abusos dos quais os trabalhadores de todas as classes sofriam na época, em plena ditadura, demonstrando uma coragem que alguns podem dizer que beira a falta de inteligência é algo que o filme consegue em alguns momentos. Outro fator positivo, é que o personagem mostrou ter uma postura firme, que tentaram garantir sua moral e sua criação. Acho que poderíamos ficar mais emocionados mas isso não quer dizer que a obra não cumpra seu papel.

Acho que faltou mostrar quanto de sua influência foi necessária para a fundação de um partido, que hoje é um dos maiores do país e ainda na minha opinião, faltou mostrar também o quanto o seu carisma lhe garantiu sucesso nos cargos que ocupou.

Minha Nota: 5.4
IMDB: 5.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário