quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Fahrenheit 11 de Setembro - (Fahrenheit 9/11) - 2004


Nesse trabalho, o famoso diretor de documentários MICHAEL MOORE mostra sua visão, baseada em entrevistas com os envolvidos, sobre o que aconteceu aos Estados Unidos após 11 de setembro e como a administração Bush supostamente usou o trágico evento para iniciar as guerras injustas tanto no Afeganistão quanto no Iraque.

Como sempre polêmico, Moore brinda seu telespectador com uma série de fatos que passam desapercebidos em meio a cobertura tendenciosa que a imprensa sempre faz dos fatos, trazendo a tona, discussões profundas e necessárias, que esclarecem atitudes que nem sempre são aceitas, mas que não necessariamente necessitam ser aceitas para que nossos governantes as tomem como definitivas.

Interessante saber que após sua primeira exibição no Festival de Cannes, Fahrenheit 11 de Setembro foi aplaudido por mais de 15 minutos, considerada a maior ovação já recebida por um filme em toda a história do festival, sendo também, apenas o segundo documentário a ganhar tal prêmio. Outro fato curioso, é que Moore abriu mão da candidatura ao Óscar em seu ano, para que o filme pudesse passar em TV aberta, antes das eleições presidenciais, visto que essa era uma exigência da academia.

Além de ganhar a Palma de Ouro em Cannes, o filme recebeu indicação de Melhor Filme Estrangeiro ao César além de outras indicações em outros festivais.


Minha Nota: 6.6
IMDB: 7.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário