segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O Impossível - (Lo imposible) - 2012



Filme do diretor espanhol JUAN ANTONIO BAYONA responsável por obras como O ORFANATO (2007) que confesso não vi, mas que está na minha lista de desejos, que conta a história de uma família que viveu o horror que assolou centenas de pessoas durante uma das piores catástrofes naturais do nosso tempo, o Tsunami que varreu a Tailândia e diversos outros países asiáticos.

Existem vários méritos para a obra de Juan Antonio, o primeiro deles, é a beleza da fotografia, que apesar de nos mostrar uma catástrofe, com todas as letras, consegue ser clara e bela, pois sem dúvida nenhuma o lugar onde aconteceu tal flagelo, é um dos lugares mais belos do mundo, procurado por turistas de todas as nacionalidades.

Os cortes utilizados pelo diretor, contando a história de cada parte da família, separada depois do desastre, são eficientes, gerando uma tensão e emoções muito bem vindas. Em diversos momentos, nos pegamos fortemente ligados aos sentimentos vividos por aquelas pessoas, nos emocionando e nos desesperando juntamente com os personagens. Além disso, os efeitos especiais utilizados são impressionantes, nos proporcionando imagens realmente assustadoras.

A atuação de NAOMI WATTS é louvável, mas mesmo com uma participação menor, EWAN MCGREGOR mostra o quanto é bom ator, pois a cena dele ao telefone, dificilmente não leva qualquer um as lágrimas. Achei interessante, o fato do diretor aparentemente poupar todo o elenco infantil o que ainda não sei se me soou como falta de ousadia, ou como uma forma de tentar se afastar regeição por parte do público, ao mostrar crianças muito machuadas, como fez com seus personagens adultos.

Indicado ao Óscar de Melhor Atriz, o filme ainda recebeu diversos prêmios em festivais pelo mundo.

Minha Nota: 7.6
IMDB: 8.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário