domingo, 31 de março de 2013

A Caça - (Jagten) - 2012


Filme do diretor dinamarquês THOMAS VINTERBERG que nos conta a história de um professor de uma escola infantil, vê seu nome envolvido em um escândalo sexual com uma de suas alunas, filha de um de seus melhores amigos e que com isso, tem sua vida completamente mudada.

A presença do ator MADS MIKKELSEN é forte e merecedora da Palma de Ouro de Melhor Ator, em um trabalho fantástico de direção, que consegue fazer com que o público, se envolva com a trama. Causando diversas sensações, mas principalmente de revolta, pois ficamos partidários do protagonista que sofre com a suspeita que recai sobre ele, mas que acreditamos que é infundada, já que diversas pistas deixadas pelo diretor nos levam a crer isso.

A habilidade do diretor é tamanha em manipular nossa visão, que ele consegue mudar nossa atenção para diversos personagens que podem ser o verdadeiro criminoso, mas é com o decorrer do filme, que ele nos mostra que isso não importa. O que importa, é como a vida de uma pessoa pode ser completamente destruída, baseada em fatos que muitas vezes, não são fortes o suficiente para justificar determinadas ações. Nesse caso, ele nos mostra uma diretora que acredita fortemente na garotinha e depois, fortalece essa sua crença, após um interrogatório fraco e dirigido, que não comprova em nada o problema que ele acredita ter.

É justamente essa falha na argumentação, essa fraqueza desses papeis, que me incomodou muito e por isso não consegui desfrutar da obra com total prazer que ela mereça, mas como estava discutindo com um amigo meu, esse pode ser um dos recursos inteligentes utilizados pelo diretor para que sua história conseguisse nos atingir da forma que atingiu, uma obra realmente muito boa.

Além do prêmio de Cannes, o filme concorreu ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Bafta e foi vencedor do Melhor Filme Independente no festival Independente da Inglaterra e Melhor Roteiro pelo Festival Europeu de Cinema.

Minha Nota: 7.4
IMDB: 8.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário