quarta-feira, 20 de março de 2013

Lincoln - (Lincoln) - 2012


Filme do sempre aguardado diretor STEVEN SPIELBERG que chega ao seu 28º longa metragem de ficção com esse LINCOLN (2012), que lhe rendeu a sua nona indicação ao Óscar, ele que já possui 3 prêmios pelos trabalhos O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998), A LISTA DE SCHINDLER (1193) e um outro prêmio em caráter de homenagem dado pela academia.

Nesse trabalho, a guerra civil americana continua matando centenas de homens e acaba se tornando a situação perfeita para que o presidente dos EUA faça passar a sua 13ª emenda constitucional, que acaba com toda forma de escravidão no território americano, contudo, essa não era uma medida vista com bons olhos por uma grande maioria do congresso.

A obra nos mostra um ícone, um presidente amado pelo povo e que recebe deste, sua confiança. Todos acreditam que somente a medida proposta pelo presidente pode por fim a uma guerra que já havia tirado a vida de vários cidadãos americanos. Além disso, o filme também nos mostra que mesmo sendo um homem íntegro e de objetivos nobres, Lincoln tem que se valer de artifícios puramente políticos, como a tão usual troca de favores, para conseguir apoio a sua controversa constituição. Ele tem inclusive, de ocultar fatos que podem jogar por água abaixo seus planos de aprovar a emenda.

DANIEL DAY-LEWIS está como sempre fantástico na composição de seu personagem adorado pelo povo, que tem que lutar contra tudo e contra todos, para receber o apoio necessário aos seus ideias. A trilha sonora adotada por Spielberg é épica e serve muito bem como suporte aos momentos de emoção raros que o filme proporciona. Achei curioso inclusive, que o momento de maior emoção na minha opinião, seja reservado para a votação da emenda, quando o personagem do presidente não está em cena, o que nos leva a refletir, que aquele homem, como qualquer outro governante, apenas inseminou uma ideia, torcendo para que outras pessoas também vislumbrem um bem maior como ele imagina. 
TOMMY LEE JONES também está muito bem no papel de um importante membro da câmara, que luta secretamente pela abolição da escravatura é muito bem construído também. 

Um ótimo filme, principalmente pelo caráter histórico, apesar de ter recebido várias críticas nesse sentido, mas que consegue nos fazer refletir sobre esse sentimento que está instaurado em toda a humanidade, o racismo, que é absurdo para uma grande parte das pessoas, mas que ainda é um sentimento fortemente presente em um outra parte nada pequena.

O filme ganhou prêmios em vários festivais, além de ter ganho os prêmios de Melhor Produção e Melhor ator para Daniel Day-Lewis além de o Globo de Ouro também para o ator. 

Minha Nota: 7.0
IMDB: 7.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário