terça-feira, 2 de abril de 2013

Os compradores de penas - (Skupljaci perja) - 1967


Não sei por que motivos eu fui ver esse OS COMPRADORES DE PENAS (1967) do diretor francês ALEKSANDAR PETROVIC que nos conta a história de um cigano, casado com uma mulher de idade, se apaixona por uma jovem, com a qual ele se oferece para cassar, contudo, o cunhado que abusava da jovem, não quer autorizar esse casamento, pois quer continuar a se servir das tarefas que ela cumpre em sua casa.

É interessante a forma como o diretor nos insere no universo do povo cigano. Um povo alegre, barulhento e de costumes bem característicos, mas que principalmente é muito pobre. Vivendo em situação de pobreza extrema em um ambiente totalmente desumano, que não tem dinheiro algum e que vive das hábeis negociações que deixaram esse povo tão famoso por elas.

Na obra, os personagens principais são negociantes de penas de ganso. Existe inclusive uma disputa entre dois homens fortes nesse comércio, que também disputam o amor da jovem cigana que na verdade, quer apenas sair da vida que leva, de abuso por parte de seu cunhado e realizar o sonho de se tornar cantora.

O filme além de ter envelhecido por ser muito antigo, também é realizado de uma forma a tornar mais próxima a sensação de pobreza desse povo sofrido, que além de encontrar refúgio na bebida e nas canções, sempre se envolvem em jogos de azar e negociatas envolvendo dinheiro.

Não fosse o aspecto cultural, que sempre vale a pena, pois assim conhecemos novas culturas, o filme tem um roteiro um tanto quanto fraco e o diretor não consegue criar o clima necessário para o seu desfecho dramático, contudo, consegue momentos de fotografia e cinema de mágica.

Indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Óscar, o filme ainda foi nomeado também nessa categoria ao Globo de Ouro, tendo vencido diversos outros prêmios em festivais pelo mundo.

Minha Nota: 5.4
IMDB: 7.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário