sexta-feira, 19 de abril de 2013

Terra prometida - (Promissed Land) - 2012


Filme do diretor americano GUS VAN SANT, responsável por trabalhos aclamados como GÊNIO INDOMÁVEL (1997) e ELEFANTE (2003), nos conta agora a história de um executivo recém contratado por uma companhia de gás, que tem por objetivo, comprar várias fazendas de uma pequena cidade do interior, para a extração do combustível natural.

Apesar de não ser tão grande, o plano sequência inicial de TERRA PROMETIDA (2012) já serve como cartão de visitas de seu diretor, que sempre gostou muito desse tipo de recurso. Em outros momentos, também podemos notar a câmera sempre criativa desse gênio, por exemplo no instante em que o personagem de MATT DAMON desce do ônibus, e a câmera se despede dele, continuando a viagem, coisa de gênio e executada com maestria que é o mais importante.

Agora não é baseado em belos ângulos de câmera, ou através dos planos sequências que o tornaram famoso esse cineasta, que GUS quer pegar o seu espectador e sim através de uma história, e principalmente, através do desenvolvimento de seus personagens, de sua postura, caráter e principalmente, dos valores trazidos por cada um.

O roteiro nos reserva algumas surpresas, mas que na verdade, não são assim tão surpreendentes, pois acabei matando todas elas antes de seu momento derradeiro, contudo, o importante é que seus personagens não nos decepcionam e cumprem com o seu difícil papel. Talvez por esse motivo, ainda não consegui estabelecer elementos que liguem a obra do diretor, com seus trabalhos anteriores e suas características marcantes, tirando breves momentos, mas é um filme para refletir sobre e ter novas considerações sempre.

O filme venceu prêmios no festival de Berlim e em um festival americano nas categorias de Melhor Filme e Menção Especial.

Minha Nota: 7.0
IMDB: 6.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário