domingo, 8 de abril de 2012

Fale com ela - (Hable con ella) - 2002


É sempre uma experiência nova ver qualquer trabalho de PEDRO ALMODÓVAR, seja por seus temas controversos e sempre diferentes do que vemos em nossa realidade, seja por sua fotografia sempre com cores próprias e várias e várias informações em tela.

Nesse FALE COM ELA (2002), o tema principal é o coma e a forma como o tratamos. Um enfermeiro dedicado, cuida de uma moça que está a vários anos e coma, mas com o passar do tempo, vai revelando outros fatos importantes que ligam sua vida a de sua peciente.

O filme foi indicado e ganhou prêmios em diversos festivais, inclusive o Óscar de Melhor roteiro Original e indicação na categoria de diretor para Almodóvar e ganhou também o prêmio de Melhor filme Estrangeiro no Globo de Ouro.

Acredito que a discussão maior, seja o cuidado com uma pessoa em coma, mas também, o que uma fixação pode fazer com a vida de uma pessoa. Ainda temos o tema da amizade e se a pessoa em coma, realmente ouve ou coloca em algum lugar de seu subconsciente o que é dito durante o coma. Um ótimo filme para pensar e refletir.

Minha Nota: 6.8
IMDB: 8.0

Red - Aposentados e Perigosos - (Red) - 2010


Demorei um pouco para ver esse RED - APOSENTADOS E PERIGOSOS (2010) por achar que seria mais um block buster sem importância maior, mas nunca podemos esquecer do poder de divertimento que esses filmes tem e não me decepcionei.

É muito divertido ver principalmente BRUCE WILLIS na tela de novo e fazendo algo que cresci vendo ele fazer na sua franquia de maior sucesso que se iniciou em DURO DE MATAR (1988). Nesse filme, ele mais uma constelação de artistas consagrados, são espiões aposentados que devem ser eliminados por estarem presentem em uma operação secreta de anos atrás.

Bruce vai de encontro ao seu contato no seguro social com quem já vem flertando por telefone a anos, a belíssima MARY-LOUISE PARKER pois acredita que ela também pode estar em perigo e é quem dá o tom de comédia para suas cenas, além das cenas que aparecem o maluco caricato JOHN MALKOVICH.

O filme é dirigido por ROBERT SCHWENTKE que também dirigiu um outro filme que não gostei tanto mas que recebeu boas críticas, PLANO DE VÔO (2005) e é uma adptação dos quadrinhos de mesmo título lançados pela DC Comics mas que teve apenas 3 números, além disso, o filme recebeu indicação para melhor comédia no Globo de Ouro. 

Enfim, um filme que cumpre bem seu papel de divertir e entreter.

Minha Nota: 6.4
IMDB: 7.0

Amizade Colorida - (Friends with Benefits) - 2011



Acho que isso eu ainda não havia falado. Da mesma forma que eu tenho um determinado gênero que não me agrada muito no cinema, que é o terror, existe um gênero menor que me encanta e emociona, mesmo quando o filme é um filme menor como é o caso desse AMIZADE COLORIDA (2011), a comédia romântica.

Nesse filme temos a história da belíssima MILA KUNIS que encontrei pela primeira vez no fantástico CISNE NEGRO (2010) e que não está com a mesma beleza em encanto, mas ainda assim é uma mulher maravilhosa que faz o papel de caça talentos e consegue contratar JUSTIN TIMBERLAKE para reformular o blog de uma revista americana.


Geralmente o que me encanta nesse gênero é falar de amor e das várias formas pelas quais, as pessoas chegam até ele. Isso sempre me diverte muito e quase sempre me emociona, mesmo sabendo que esses filmes seguem uma determinada fórmula que muito raramente é alterada. 

Mas não é por gostar do gênero que sei que ele tem várias falhas, como a já citada fórmula padrão seguida pelas mariorias das comédias românticas, a inserção de personagens, que tem uma função mínima na trama, apenas para justificarem sua presença em um determinado momento do filme, além de muitas vezes, serem apelativas e utilizarem de vocabulários e piadas que não tem outra função a não ser, diminuir as pessoas.


No caso desse filme especificamente, temos um casal que se decepcionou com suas relações anteriores e depois de se conhecerem e se tornarem amigos, querem manter essa amizade, mas acham que podem fazer sexo sem estragar tudo.


Um filme interessante, que na verdade, deixar a carga engraçada toda para WOODY HARRELSON que faz o papel de um colega de trabalho gay, mas no mais, apenas outra história de amor bem resolvida.

Minha Nota: 6.4
IMDB: 6.6

sábado, 7 de abril de 2012

Lenny - (Lenny) - 1974


Achei esse trabalho do diretor americano BOB FOSSE que foi o mesmo do comentadíssimo musical CHICAGO (2002) na internet e como já tem um tempo que eu me propus a ver trabalhos do início de carreira de atores conceituados de Hollywood, encarei esse LENNY (1974) que conta a história de um comediante da década de 60, inovador, que fazia suas piadas como os atuais comediantes fazem, com um que de crítica social muito forte, mas que enfrentou muitos problemas por ser considerado obsceno para o público.

DUSTIN HOFFMAN está brilhante no papel do comediante que realmente faz um humor bastante ácido. Os pontos altos do filme, são as cenas que mostram os shows de Lenny, inclusive uma das cenas eu achei bastante interessante, pois o comediante trata do assunto negros, mas de uma forma tão fantástica, que deixa claro que não foi por sorte que se tornou famoso em sua época.

O filme é biográfico e nos deixa triste com a forma com que a história sempre foi muito cruel com as novas ideias, tratando de punir aquilo que é novo, sem conseguir ser justa, como deveria ser.

Minha Nota: 7.0
IMDB: 7.6

Despertar, O - (The Awakening) - 2011


De vez em quando, me pego vendo um filme desse gênero, apesar de não gostar, mas sempre que tento puxar da memória, foi por que alguém me recomendou. Esse DESPERTAR, O (2011) foi indicado por um colega de trabalho, que sempre dá boas dicas e não tem como não notar, um mérito no roteiro do filme, que traz uma surpresa que é chave para o entendimento do mesmo, que realmente o tira do lugar comum.

Além disso, traz a presença da bela REBECCA HALL como a escritora que fica conhecida por provar a não existência de fantasmas e que é chamada para esclarecer os boatos criados em um escola, visto que uma criança morreu literalmente de susto por lá.

O filme tem vários momentos de sustos, alguns muito eficientes mas outros nem tanto. E a atriz consegue com seu carisma, deixar o espectador atento a história que é realmente interessante, contudo, sempre que vejo um filme com a temática de horror, não consigo me envolver intimamente com o tema do sobrenatural, muitas vezes, por que a coisa é deixada muito solta e carente de esclarecimentos, talvez esse tenha sido o principal incômodo que o filme me causou.

Minha Nota: 6.0
IMDB: 6.5

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cópia Fiel - (Copie conforme) - 2010



Esse CÓPIA FIEL (2010) é minha segunda experiência com os trabalhos do diretor iraniano ABBAS KIAROSTAMI. Nesse trabalho, temos a história da personagem de JULIETTE BINOCHE que leva o autor de um livro comprado por ela recentemente interpretado por WILLIAM SHIMELL, para um passeio por uma vila italiana.


Durante a viagem, os dois começam uma discussão sobre o tema do livro que tem o mesmo nome do filme, Cópia Fiel. Nele, o autor coloca sua ideia da importância das cópias, que remetem ao original e também, uma discussão sobre o que é realmente o original. É a obra, que foi criada a partir de uma ideia, de uma pessoa, como o quadro de nome a Mona Lisa, ou isso também é apenas uma cópia da modelo. O sorriso do quadro é original, ou apenas um pedido de Leonardo Da Vinci para Gioconda.


Depois dessa discussão, que é interessantíssima, o filme entra em um terreno, no qual, nós espectadores, ficamos na dúvida, se o casal realmente se conhecia anteriormente, ou se algo aconteceu entre eles que fez com que se separassem, enfim, novamente, vemos um trabalho contemplativo sobre a vida de um casal e seus rancores, saudades e esperanças. 


Contemplativo e bonito de se ver, pois é mostrado com o carinho que é peculiar de Abba. A interpretação de Juliette Binoche valer o prêmio de melhor atriz no festival de Cannes e é realmente algo a se observar atentamente, pois ela se transforma durante o filme de uma forma sutil e só possível para uma grande atriz como ela é.


Como crítica, acredito que era a intenção do autor não revelar explicitamente o que aconteceu na relação do casal antes daquele momento, mas creio que isso deixou um vazio para o espectador que se ligou um pouco mais profundamente a história.

Minha Nota: 6.6
IMDB: 7.2

Red White & Blue - (Red White & Blue) - 2010


Graça aos Ailton cheguei até esse RED WHITE & BLUE (2010). Filme independente americano do diretor SIMON RUMLEY que não está no seu primeiro trabalho e mostra uma narrativa que a um bom tempo eu não via.

O filme conta a história de Érica, personagem de AMANDA FULLER que se envolve sempre com o primeiro homem que demonstre interesse por ela, de uma forma completamente sem envolvimento.

Ao decorrer da obra, novos personagens vão sendo mostrados. É aí que a narrativa fica interessante, pois o diretor tem vários pontos de história acontecendo, mas ele não fica saltando de uma narrativa para outra. Ele nos deixa na história que está contando pacientemente, até que aquele argumento se esgote e só então, ele muda o foco da narrativa.

Um filme que vale a pena ser visto, talvez por essa narrativa que foge do padrão que está volga, o que nos dá uma arejada e nos permite fugir um pouco do lugar comum.

Minha Nota: 7.0
IMDB: 6.3

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Senhores do crime - (Eastern Promises) - 2007


DAVID CRONENBERG é um diretor muito bem conceituado no cenário americano de cinema e que possui trabalhos que sempre causam impacto no público, seja pela violência seja por elos comuns encontrados em seus trabalhos que sempre são bem acolhidos pela crítica. Eu particularmente não consegui ainda o incluir no roll dos mesu diretores preferidos, mas nem por isso deixo de respeitar o trabalho do diretor e sempre que posso, acabo me deparando com uma de suas obras. Dessa vez, assisti a SENHORES DO CRIME (2007) trabalho que conta com a participação de VIGGO MORTENSEN e com a belíssima NAOMI WATTS.

Na trama, uma adolescente russa, morre durante o parto, e deixa um diário que leva a parteira vivida por Naomi Watts, até um chefe da máfica russa que vive em Londres. A trama nos ajuda a descobrir que as tatuagens para a máfia russa, tem significados marcantes assim como para a máfia japonesa e que o crime organizado sempre tem em comum, a defesa da família como instituição imaculada, seja ele russo, japonês ou italiano.

O trabalho de Viggo Mortensen, que já fez vários trabalhos como diretor, como sempre está impecável e mereceu indicações de Melhor ator ao Óscar e também ao Globo de Ouro, o filme também recebeu indicações ao Globo de Ouro além de ganhar o prêmio do público no fetival de Toronto, contudo, acredito que a lentidão na narrativa dessa vez, seja uma coisa que me incomodou mais na obra, mas que sei que não prejudica o resultado final, que é uma característica sempre marcante dos filmes de Cronenberg.

Minha Nota: 6.40
IMDB: 7.8

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Quem Tem Medo de Virginia Woolf? - (Who's Afraid of Virginia Woolf?) - 1966


A muito tempo eu tinha vontade de assistir esse QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF? que foi o trabalho de estréia do excelente diretor MIKE NICHOLS que fez trabalhos como PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM, A (1967) e CLOSER - PERTO DEMAIS (2004) e o filme realmente não me decepcionou.

O filme conta a história de um casal, com os seus 16 anos de casados, que recebe em casa, um casal recém chegado a cidade, para alguns drinks depois de um jantar. Apesar do argumento simples, o filme é um show de interpretações e amarguras despejadas entre as pessoas. 

Com uma interpretação fantástica de ELIZABETH TAYLOR, que até então eu não havia visto nenhuma de suas obras, é o ponto mais gritante do filme. Uma fotografia muito bem cuidada, mesmo em preto e branco, já se nota closes e tomadas criativas e aproveitando toda a composição da cena. Todos os componentes do elenco tiveram indicação ao Óscar de interpretação.

Acredito que talvez os argumentos tenham envelhecido um pouco, casamentos arranjados por interesse, gravidez e assuntos do tipo, mas a obra realmente tem seu valores que não deixam o espectador a parte da trama.

Minha Nota: 6.8
IMDB: 8.2

terça-feira, 3 de abril de 2012

Sem Destino - (Easy Rider) - 1969


Já a algum tempo eu quero ver esse filme SEM DESTINO (1969) do diretor DENNIS HOPPER, que conta a história de dois motoqueiros que cruzam os Estados Unidos de moto, para ver a festa do Mardi gras em Nova Orleans. O filme se tornou um marco de uma geração e é considerado o principal responsável pela existência dos praticantes de motociclismo e do estereótipo dos blusões de couro, bigodes longos e motos customizadas.

A idéia do filme foi de PETER FONDA a partir de uma foto dele e um outro amigo andando de moto. Foi também a estréia de Dennis Hopper na direção de longas metragens. O roteiro foi escrito pelos dois ao longo das filmagens e não existiu uma equipe técnica por trás da obra, alguns amigos hippies e os próprios atores que operaram as câmeras e os demais equipamentos técnicos. O filme também foi precursor na utilização de uma trilha sonora de músicas já existentes no lugar de usar uma série de componsições para a obra como era o costume. O filme também foi considerado pelo Instituto americano de filmes como o 84º filme mais importante da história do cinema em 2007.

Premiado como melhor filme em Cannes, o longa ainda recebeu indicações para Melhor coadjuvante para Jack Nicholson e melhor roteiro original no Óscar e Globo de Ouro.

Apesar de todos os dados interessantes e que dão destaque para o filme, acredito que o projeto, desconsiderando os fatores por trás de sua criação e concepção, tem um roteiro frágil e desenvolve muito pouco a história dos dois aventureiros. Trata-se de um retrato de uma filosofia de liberdade que ainda é seguida e talvez esse seja o seu mérito maior, mas como obra cinematográfica, deixa um pouco a desejar.

Minha Nota: 6.2
IMDB: 7.3

Missão: Impossível - Protocolo Fantasma - (Mission: Impossible - Ghost Protocol) - 2011


Apesar de ser o primeiro trabalho do diretor BRAD BIRD em um longa metragem com atores e não nas animações que ele costuma fazer brilhantemente como em GIGANTE DE FERRO (1999) e RATATOUILLE (2007, ele não decepciona e deixa a sua marca com um trabalho memorável nesse MISSÃO: IMPOSSÍVEL - PROTOCOLO FANTASMA (2011).

O filme tem os mesmos elementos comuns a franquia, uma missão que beira o impossível, mulheres lindas, carros fantásticos, perseguições e  cenas de ação de tirar o fôlego do espectador. Dessa vez, o agente Ethan Hunt vivido por TOM CRUISE, que está mais velho e um pouco mais cheinho do que no primeiro filme da sequência, tem uma missão a princípio difícil, de recuperar alguns documentos de dentro do Kremilim, contudo, algo sai errado e ele e toda a corporação, são acusados de uma explosão que pode desenvadear uma guerra nuclear e são obrigados a agir independentes para tentar evitar as consequências de toda essa trama.

Tom está como sempre, muito bem no papel de espião, além dele, temos a presença de SIMON PEGG, JEREMY RENNER e da belíssima PAULA PATTON que não deixam o nível de interpretações cair, coisa que não é tão importante, graças ao destaque maior da franquia que é dado para as cenas de ação, que estão simplesmente emocionantes nesse filme.

Um ótimo filme. A gente acaba esperando uma sequência mais incrível ainda para o final do filme, o que não acontece, mas também, depois da cena que se passa no hotal em Dubai, fica difícil fazer algo mais incrível e tenso.

Minha Nota: 7.0
IMDB: 7.6

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Você não conhece Jack o Dr. Morte - (You Don't Know Jack) - 2010


Sob a direção de BARRY LEVINSON que é o diretor da excelente obra SLEEPERS - A VINGANÇA ADORMECIDA (1996), temos nesse VOCÊ NÃO CONHECE O DR. MORTE (2010) a história de um médico americano, que luta para legalizar o direito a um suicídio assistido e a eutanásia nos Estados Unidos.

É uma obra biografia que mostra como ele começou tudo e vários de seus casos no passar dos anos. AL PACINO está bem e cumpre como sempre, seu papel do médico que luta contra tudo e contra todos de forma determinada e incisiva e ainda temos a presença de nomes como SUSAN SARANDON e JOHN GODDMAN no elenco.

O papel de informar e mostrar as várias faces de um assunto polêmico como a eutanásica, acredito que tenha sido cumprido. Pois o assunto é discutido de diversas formas e são abordados vários pontos, claro que a direção, tem uma tendência claramente favorável ao médico, mas não deixa de dar espaço para as opiniões controversas.

Acredito que faltou algo para que o filme emocionasse nos momentos de morte dos pacientes. Não sei se foi o momento que o assisti, não consegui ficar ligado aos casos ao ponto de me emocionar de verdade, talvez por falta de algo mais, mas como disse, informa e traz a tona um assunto que realmente acho que deveríamos pensar.

Minha Nota: 6.4
IMDB: 7.8

A Última Cartada 2 - Assassinos - (Smokin' Aces 2: Assassins' Ball) - 2010


Dirigido pelo pra mim desconhecido diretor P. J. PESCE, apesar de seu título mencionar a continuação da fantástica obra ÚLTIMA CARTADA, A (2006) de JOE CARNAHAN, esse filme não tem nenhuma ligação com a sua primeira versão, mas trás, é verdade, vários dos assassinos que participaram da primeira versão que fez justificado sucesso com o público, por ser uma obra dinâmica e contar uma história cheia de sangue, ritmo e personagens cativantes, o que não acontece nesse seu sucessor.

Tudo bem que os personagens existem e acredito que com um pouco mais de cuidado, teriam o mesmo apego que os da primeira versão. Contudo, a história é contada com uma certa pressa. O que não dá ao espectador, o tempo necessário de criar uma empatia com os personagens exibidos.

Temos vários assassinos, mas o que chama a atenção são as belezas de MARTHA HIGAREDA e AUTUMN REESER que dão o ar da graça e tornam o filme agradável com suas aparições. Mas não passa disso.

No mais temos uma estética moderna e interessante, mas como já disse, a história apressada e pouco desenvolvida, torna tudo uma obra passageira e fácil de esquecer.

Minha Nota: 5.4
IMDB: 5.0

Twelve - Vidas Sem Rumo - (Twelve) - 2010


Um dos mais novos trabalhos do controvertido diretor JOEL SCHUMACHER, esse TWELVE - VIDAS SEM RUMO (2010) conta a história de um jovem traficante, que leva uma vida ordenada metódica e ordenada, que lhe garante trabalhar no tráfico já a um bom tempo, mas sem se envolver em confusões seja com a polícia, seja com seu distribuidor, contudo, um acontecimento com um parente, e a vontade de se envolver com uma antiga paixão, que não faz ideia de sua nova atividade, o coloca no meio de uma série de desconfortáveis situações com as quais tem que tratar.

Com um elenco muito jovem, com rostos lindos com os de EMMA ROBERTS, EMILY MEADE e ESTI GINZBURG para não citar todas as adolescentes que aparecem no filme, o filme também relata o envolvimento desses jovens com novas drogas, no caso do filme a droga de nome Twelve, que os levam sempre para o fundo do posso, o que não deixa de ser um alerta válido para qualquer espectador de frente da tela, mas sem nenhuma inovação ou surpresa agradável no trabalho de Joel.

Minha Nota: 5.8
IMDB: 5.4

Turista, O - (The Tourist) - 2010


Se trata da refilmagem de um filme francês de nome CAÇADA, A (2005). Do mesmo diretor do elogiado VIDA DOS OUTROS, A (2006), o alemão FLORIAN HENCKEL VON DONNERSMARCK, esse TURISTA, O (2010) conta a história de um turista americano visitando a Itália que é envolvido em uma trama de espionagem e acaba sendo confundido com um procurado assaltante, mas acaba se apaixonando pela belíssima ANGELINA JOLIE, que mesmo aparentemente magra, causa um fascínio a quem lhe vê na tela que é impossível negar, inda mais vestida de forma brilhante com os 12 figurinos escolhidos para sua personagem na obra, que são feitos exatamente para isso, arrasar.

Apesar de um visual incrível, com belíssimas imagens de Veneza principalmente, mostrando a beleza de seus canais e hotéis situados nessa cidade fascinante, talvez o entrosamento entre os personagens principais tenha me incomodado um pouco. Mas de qualquer forma, o filme recebeu indicações ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor filme, Ator e atriz.

Minha Nota: 6.2
IMDB: 5.9