domingo, 13 de maio de 2012

Anticristo, O - (Antichrist) - 2009


Ao terminar esse ANTICRISTO, O (2009) do cineasta dinamarquês LAS VON TRIER, confesso que fiquei impactado pelo festival de imagens, muitas delas fortes de uma forma que eu não esperava ver, mas recheadas de um simbolismo complexo e fabuloso.


O filme conta a uma história em capítulos, em que um casal se retira em uma cabana na floresta, na esperança de recuperar a sanidade da esposa, que caiu em um luto profundo depois da morte do filho do casal em um acidente terrível.


Após ler alguns comentários de críticos que sempre leio, me deparei com uma análise fabulosa do crítico Pablo Villaça, que consegue interpretar com uma precisão os elementos oferecidos por Von Trier, de forma na minha opinião bastante acertada. Além disso, podemos notar também um elemento que é recorrente no trabalho do diretor, o sofrimento de suas protagonistas femininas, como pude presenciar em MELANCOLIA (2011) e em outros trabalhos que ainda não vi do diretor.


Outro padrão recorrente, é câmera lenta, com uma fotografia impactante e um som clássico por trás, como uma verdadeira ópera, que serve ao deleite de nossos sentidos. Outro estilo que gosto bastante, são efeitos de zoom de câmera e recuo, rápidos, feitos com a mesma na mão do diretor, que dá uma dinâmica muito boa para a cena.


O filme ganhou o prêmio de Melhor Atriz para Charlotte Gainsbourg no festival de Cannes.


Minha Nota: 7.4
IMDB: 6.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário