quinta-feira, 17 de maio de 2012

Esse Obscuro Objeto do Desejo - (Cet obscur objet du désir) - 1977


Esse é o último trabalho do diretor espanhol considerado uma lenda para o cinema LUIS BUÑEL também autor de ANJO EXTERMINADOR (1962) e conta a história de um senhor aparentemente bem educado e bastante abastado, que logo após embarcar em um trem, despeja um balde de água sobre uma jovem na plataforma, e desse ponto em diante, começa a contar aos seus companheiros da primeira classe, por que aquela cena se justifica.


A história mostra um homem completamente apaixonado e dominado por uma mulher, que sempre evita suas investidas, arrumando desculpas bobas, mas que ela tem o talento de torná-las convincentes aos olhos de seu pretendente. É interessante como o diretor consegue até mesmo nos colocar no papel do protagonista e fazer com que nos enganemos juntamente com ele. Coisa de mestre.


Como pano de fundo, temos uma França atormentada por atentados e uma Espanha de ladrões, que de tão comuns, não chamam a atenção dos personagens do filme, que sempre querem se desviar dos relatos, mesmo quando estão envolvidos.


Outro recurso utilizado pelo diretor, é que nos relatos do protagonista, sua amada é retratada como uma mulher doce, recatada, que é interpretada pela bela atriz francesa CAROLE BOUQUET e quando sua narrativa a descreve como cruel e descontrolada, a mesma personagem é interpretada pela outra bela atriz espanhola ÁNGELA MOLINA, como numa forma de descrever como uma mulher pode assumir facetas tão diferentes e como isso continua sendo um segredo absoluto para qualquer homem.


O filme envelheceu um pouco e seu roteiro se baseia em situações muitas vezes absurdas, mas isso é facilmente disfarçado pelo talento do diretor, que consegue conduzir a narrativa de forma a nos deixar presos e esperançosos pelo que vai acontecer.


Minha Nota: 6.8
IMDB: 7.9

Nenhum comentário:

Postar um comentário